A Organização Mundial da Saúde estima que sejam mais de 30 milhões os cães e gatos abandonados no Brasil. Para tentar entender a real causa do cenário e saber como ajudar da melhor forma a reverter essa situação, o Carrefour Brasil encomendou uma pesquisa ao Ibope com o objetivo de informar, educar, sensibilizar e conscientizar a sociedade para a adoção responsável.
- Polícia prende homem flagrado fazendo sexo com duas cadelas
- Vítima de maus-tratos, cadela é adotada e inspira projeto para pets em Santos
Realizada com 2.000 brasileiros com mais de 16 anos, no universo online entre os dias 21 e 26 de outubro, a pesquisa revela que 92% já presenciaram algum tipo de maus-tratos em animais e que 82% se assumem engajados na causa animal.
Além disso, 67% dos internautas pesquisados afirmam já ter presenciado animais abandonados em suas cidades. Somente 32% já realizaram resgate, e 30% adquiriram seus pets em eventos de adoção.
Apesar disso, 44% das pessoas argumentam que a melhor forma de ter seu primeiro pet seria adotando.
Entre os principais maus-tratos presenciados, a pesquisa destaca animais passando fome (50%), com sede (42%) e sendo agredidos (38%). No entanto, apenas 31% das pessoas afirmam ter doado alimentos e 17% assumem ter realizado alguma denúncia sobre maus-tratos.
Para Lucio Vicente, Head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, a falta de informação muitas vezes faz com que as pessoas não saibam como agir ao identificar ações de maus-tratos.
“É importante conscientizar a população sobre os canais que existem para denúncias, como as ONGs e os abrigos agem e como as pessoas podem ajudar”, afirma o executivo.
Os dados colhidos apontam ainda que 74% da população brasileira de internautas dizem que entregariam seu animal para adoção se realmente não tivessem condições de continuar com ele.
E, entre os principais motivos para não ter mais o animal de estimação, estão:
- Espaço: 31% assumem que não ficariam com seu bicho de estimação se a casa fosse pequena para tê-lo;
- Viagem: 27% deixariam o animal se precisasse viajar;
- Custos elevados: 19% dizem que o motivo do abandono/doação do pet seriam os gastos que ele traz com cuidados veterinários.
Ações pela causa animal
A pesquisa faz parte de uma série de ações em prol da causa animal realizadas pelo Carrefour Brasil. Cerca de 6.000 animais já foram beneficiados, entre ações de doação de ração -14 toneladas – e realização de eventos de adoção e castração.
A rede também promoveu treinamento para 100% do efetivo de segurança e liderança para que entendam como lidar com animais em situação de vulnerabilidade das unidades da companhia.
Ao se engajar na causa, o Carrefour decidiu entender a fundo qual real motivo do abandono e maus-tratos de pets no Brasil para atuar de forma cada vez mais efetiva, junto à população.
As campanhas da rede de supermercados ganharam força depois de novembro de 2018. Naquele mês a cadela Manchinha morreu após ter sido agredida por um funcionário de uma unidade da rede em Osasco (SP).