Paracetamol pode ser venenoso para cães e gatos, dizem veterinários - Pet é pop

Paracetamol pode ser venenoso para cães e gatos, dizem veterinários

Paracetamol pode ser venenoso para cães e gatos, dizem veterinários
Paracetamol pode ser venenoso para cães e gatos, dizem veterinários
Paracetamol pode ser venenoso para cães e gatos, dizem veterinários (Foto: Suksao/Freepik)

Veterinários estão alertando donos de animais de estimação para evitar darem aos pets remédios para humanos, especialmente o paracetamol.

Veja também:

Por conta da pandemia e o difícil acesso dos donos de animais de estimação à uma clínica veterinária, alguns donos têm recorrido à “automedicação” de seus cães e gatos. Mas, especialistas alertam que a melhor opção caso você ache que seu animal está doente é uma consulta com um veterinário. Se não puder ser presencialmente, então por telefone ou chamada de vídeo.

O paracetamol, por exemplo, é um medicamento que você nunca deve dar ao seu animal de estimação. Confira o por quê:

Gatos e paracetamol

O paracetamol não é bom para gatos com dor, pois o medicamento pode piorar sua condição.
“Nunca se sinta tentado a dar paracetamol ao seu gato, pois ele vai fazer muito mais mal do que bem”, disseram especialistas da Vetsnow.

Se seu gato comeu paracetamol, chame seu veterinário imediatamente ou leve-o à clínica porque nenhuma dose é muito pequena. “Existe um antídoto chamado acetilcisteína, que pode salvar a vida do seu gato se for dado a ele cedo o suficiente. Tomar medidas rápidas é fundamental para a saúde do seu gato”, acrescentaram os veterinários.

O paracetamol é prejudicial aos gatos porque eles não conseguem decompor o paracetamol com segurança. Isso leva à rápida formação de compostos tóxicos perigosos no corpo. Isso, por sua vez, causa danos irreversíveis aos vasos sanguíneos vermelhos e leva a uma síndrome chamada “metemoglobinemia”, em que a língua e as gengivas ficam marrons. Isso, além de danos ao fígado, causa a morte.

Para evitar envenenamento por paracetamol de gato, especialistas da Vetsnow sugerem que os donos de gatos façam o seguinte:

1. Certifique-se de que todos os medicamentos humanos estão fora do alcance dos gatos. Alguns medicamentos humanos também contêm paracetamol.

2. Não “automedique” seu gato. Leve-o ao veterinário.

Cães e paracetamol

O paracetamol também é ruim para os cães, de acordo com Vetsnow. Pode causar insuficiência hepática ou renal e até a morte em cães. Confira alguns dos analgésicos potencialmente perigosos para cães abaixo:

  • Paracetamol
  • Ibuprofeno
  • Diclofenac
  • Naproxen
  • Aspirina

“Quando seu animal de estimação não está bem ou tem uma lesão dolorosa, você pode ficar tentado a dar a ele analgésicos humanos, como paracetamol, aspirina, codeína e ibuprofeno. Por favor, não faça isso: analgésicos humanos podem ser tóxicos para animais de estimação. Alguns medicamentos de venda livre podem causar ulceração do estômago, insuficiência renal ou hepática e até a morte em pequenos animais”, reforçaram os veterinários da Vetsnow.

Se o seu cão comeu um analgésico humano, leve-o ao veterinário imediatamente. Tente fornecer ao veterinário as seguintes informações: nome do medicamento, dosagem e quantidade ingerida.

  • Back to top