Paixão por felinos: arqueólogos encontram centenas de sarcófagos e gatos mumificados no Egito - Pet é pop

Paixão por felinos: arqueólogos encontram centenas de sarcófagos e gatos mumificados no Egito

Paixão por felinos: arqueólogos encontram centenas de sarcófagos e gatos mumificados no Egito
Paixão por felinos: arqueólogos encontram centenas de sarcófagos e gatos mumificados no Egito
Paixão por felinos: arqueólogos encontram centenas de sarcófagos e gatos mumificados no Egito (Foto: Dmitrii Zhodzishskii/Unsplash)

Arqueólogos no Egito encontraram um verdadeiro tesouro de artefatos na antiga necrópole de Saqqara, incluindo 250 múmias completas em sarcófagos de madeira pintada e mais de 100 estátuas de bronze de antigos deuses egípcios.

Veja também:

+ Entenda por que o povo era tão louco por gatos no Egito Antigo
+ Saiba quando está frio demais para passear com o seu cão
+ Tenho o hábito de beijar meu cão na boca, isso é um problema? Especialista responde

Os artefatos, encontrados no “Cemitério de Animais Antigos” de Saqqara, datam de cerca de 2.500 anos atrás de acordo com um comunicado do ministério de antiguidades do Egito.

“A descoberta de hoje confirma que o templo não era exclusivamente para gatos, mas também para outras divindades egípcias”, disse o diretor das escavações, Mohammed Al Saidi, à CBS News.

As autoridades egípcias revelaram a descoberta na última segunda-feira (31/05), alinhando as múmias, estátuas e outros artefatos em frente à Pirâmide de Djoser, em Saqqara, para o anúncio. As últimas descobertas incluem cerca de 150 estátuas de bronze de antigos deuses egípcios.

Escavadores também descobriram sete túmulos escavados na rocha no local: três túmulos do período do Novo Reino do Egito (1570 a.C. a 1069 a.C.) e quatro túmulos do período do Antigo Império (de 2.575 a.C. a 2150 a.C.), disse Mustafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.

Arqueólogos também desenterraram a fachada de um cemitério que data do Império Antigo, bem como milhares de estatuetas de madeira, estátuas de gatos de madeira e até mesmo gatos mumificados.



  • Back to top