Outubro Rosa: os cuidados para prevenir o câncer de mama em gatas e cadelas - Pet é pop

Outubro Rosa: os cuidados para prevenir o câncer de mama em gatas e cadelas

Outubro Rosa: os cuidados para prevenir o câncer de mama em gatas e cadelas
Outubro Rosa: os cuidados para prevenir o câncer de mama em gatas e cadelas
Outubro Rosa: os cuidados para prevenir o câncer de mama em gatas e cadelas (Foto: Marieke Koenders/Unsplash)

A campanha Outubro Rosa mobiliza milhares de pessoas e organizações no mundo todo com ações voltadas à prevenção e o tratamento do câncer de mama em mulheres. O cuidado com a saúde também é importante com os animais de estimação. A Petland Varginha, franquia de pet shop, apoia a causa e espera sensibilizar a população sobre a importância de realizar exames preventivos.

Veja também:

+ Vídeo: gatos quebram a internet ao ‘interpretar’ sucesso da banda Queen
+ Aumenta o número de casos de cães que ingerem maconha; e isso não é bom
+ Quem é mais inteligente, cão ou gato? A resposta não é simples, diz a ciência

Luís Gregio, veterinário e diretor da unidade Petland Varginha (MG), explica que “o tumor de mama é comum em fêmeas mais velhas, acima de 10 anos, e principalmente naquelas não castradas ou que foram castradas após o terceiro cio”.

Por isso, ele reforça a importância do tutor em examinar frequentemente as mamas do seu pet em casa. “Se a pessoa notar qualquer alteração, como nódulos, lesões, inchaço, coloração alterada ou secreção, procure a orientação de um médico veterinário”. A cada seis meses, também recomenda-se a visita a um veterinário para que o profissional realize a palpação das mamas.

Durante o mês de outubro, a empresa fará uma campanha de divulgação na loja e nas redes sociais (@petlandvarginha) para orientar os clientes sobre como agir, tratar e prevenir este tipo de tumor que atinge entre 45% a 50% de cadelas e entre 20% a 30% de gatas, segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária.

De acordo com Gregio, a Petland investe bastante em serviço e trouxe um conceito novo ao município. “Valorizamos o bem-estar animal e, por isso, antes dos procedimentos de banho e tosa, é feito um check-list para saber se o pet tem algum problema de alergia, por exemplo. Os clientes também podem acompanhar os procedimentos pelas câmeras que estão instaladas na loja”.

A iniciativa também tem como objetivo ajudar os pacientes em tratamento oncológico que são atendidos pela Associação do Voluntariado de Varginha Vida Viva (@vidavivavarginha). Para isso, a Petland vai doar um percentual do faturamento total do mês de outubro à associação. “Temos certeza que essa contribuição ajudará a salvar vidas!”, diz Gregio.

“Assistimos gratuitamente cerca de três mil pessoas em tratamento oncológico, de todas as faixas etárias e em situação de vulnerabilidade. Também apoiamos o hospital Bom Pastor”, explica Lourdes Marinho, relações públicas da Vida Viva. Ela ressalta o comprometimento da associação em oferecer aos pacientes assistência psicológica e jurídica, cesta básica, remédio, peruca, suplemento alimentar, fralda geriátrica, entre outros produtos e serviços de apoio. “Dependemos muito das doações das empresas para manter este importante trabalho social que vem sendo realizado há 25 anos”.

A associação também tem o desafio de construir a “Casa do Café”, local com melhor infraestrutura para alimentação e também onde serão realizadas oficinas de arteterapia. O padrinho deste projeto é o cantor Rogério Flausino, da banda Jota Quest, que aceitou gravar um vídeo convidando as pessoas a doarem para o projeto.

  • Back to top