Os pets entendem a linguagem corporal dos humanos? A ciência responde - Pet é pop

Os pets entendem a linguagem corporal dos humanos? A ciência responde

Os pets entendem a linguagem corporal dos humanos? A ciência responde



Os pets entendem a linguagem corporal dos humanos? A ciência responde
Os pets entendem a linguagem corporal dos humanos? A ciência responde (Foto: Tamas Pap/Unsplash)

A antrozoologista Beth Daly, da Universidade de Windsor, falou sobre a edição mais recente da série “Talking Animals” do Windsor Morning, com o apresentador Tony Doucette sobre a capacidade dos animais de entender nossa linguagem corporal e gestos.

Veja também:

Decifre as expressões e a linguagem corporal do seu gato
5 dicas para socializar um gato que se esconde quando as visitas chegam
Entenda por que seu cão segue você até no banheiro

“Há muitas evidências de que os cães têm uma capacidade inata de seguir não apenas o ponto humano, mas o olhar humano”, disse ela. “Então, se você olhar para o outro lado da sala para algo que um cachorro também vai… E também quando você aponta para algo, o cachorro segue o seu ponto, e se você não acredita em mim tente – você ficará surpreso!”

Seguir os olhares dos humanos é uma habilidade que falta aos chimpanzés, a espécie mais próxima dos humanos, de acordo com Daly. Então, por que os cães seriam capazes de fazer isso, se um animal com o qual compartilhamos um ancestral comum relativamente recente não pode?

Daly diz que parte do motivo pode ser que os humanos, ao longo de nossa história, passaram mais tempo com cães do que outros animais – cães e humanos co-evoluíram juntos por mais de 10.000 anos.

“Há uma crença de que, como eles evoluíram conosco, aprendemos a ler a linguagem corporal uns dos outros. Podemos ler a linguagem corporal dos cães muito bem, certo? Por que eles não conseguiriam ler a nossa?” ela disse. “E os cães estão perto dos humanos há cerca de 15.000 anos.”

O debate sobre se essa habilidade é inata ou aprendida ainda é muito ativo. O fato de que os filhotes parecem ser capazes de seguir pontos e olhares já com sete ou oito semanas de idade sugere que, se for aprendido, os cães o aprenderão muito cedo. E bocejos não são contagiosos apenas entre humanos. Daly diz que há evidências de que os cães são mais propensos a bocejar depois que as pessoas bocejam.

Os cães não estão sozinhos em sua capacidade de seguir pontos e olhares – pesquisas demonstraram que os golfinhos também podem. “Nós sabemos como os golfinhos são inteligentes. Portanto, eles podem ler o comportamento de outros animais”, disse Daly. “E porque eles precisam adivinhar o que outra pessoa vai fazer para ter uma chance melhor de se mover. Subindo em seu pequeno mundo de hierarquia de golfinhos, foi sugerido que talvez eles façam a mesma coisa com humanos.”

Mas e as expressões faciais?

Daly diz que não viu nenhuma pesquisa sobre a capacidade dos cães de seguir as expressões faciais, mas há pesquisas que sugerem que os cavalos podem. Portanto, antes de perguntar ao cavalo “Por que a cara comprida?”, considere que ele pode estar lendo o seu rosto.

E os cavalos não apenas lêem as expressões faciais – eles também armazenam memórias das emoções dos humanos. É chamado de “memória para emoção” e significa que cavalos domesticados se afastarão de alguém que lembram ter ficado com raiva.

Seus batimentos cardíacos também aumentam quando eles olham para fotos de pessoas com rostos raivosos, e eles são mais propensos a se mover em direção a uma pessoa em uma postura submissa do que alguém em uma postura mais imponente.

Isso pode não ser surpreendente, diz Daly, visto que os cavalos, assim como os cães, são animais domesticados que têm um relacionamento longo e profundo com os humanos.

Em um nível pessoal, Daly acredita que seu Labrador amarelo, Grasshopper, pode entendê-la. “Qualquer pessoa com um animal dirá que o animal reconhece seu humor, suas expressões faciais”, disse ela.

Veja também

+ Golden retriever obeso é abandonado, ganha nova família e perde 45 kg

+ Artista recria rostos de imperadores romanos

+App permite testar melhor design de sobrancelhas para você

+McDonald’s vende molho especial pela primeira vez no Brasil

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’

+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo


  • Back to top