Os gatos reconhecem quando são chamados pelo nome? - Pet é pop

Os gatos reconhecem quando são chamados pelo nome?

Os gatos reconhecem quando são chamados pelo nome?
Os gatos reconhecem quando são chamados pelo nome?
Os gatos reconhecem quando são chamados pelo nome? (Foto: Rick T. T./Unsplash)

Será que o seu gato sabe o nome dele? De acordo com um novo estudo, realizado pela cientista comportamental Atsuko Saito, da Universidade Sophia, em Tóquio, eles conseguem reconhecer as vozes de seus donos, mas não necessariamente seus nomes.

Veja também:

+ Aprenda a alimentar o seu gato do jeito certo e prolongue a vida dele
+ Polícia está na captura do autor de ataques a gatos com tinta azul
+ Professora de arte tenta empalhar seu gato, e o resultado é aterrorizante

O relatório, intitulado “Reconhecimento vocal dos donos por gatos domésticos” e publicado no jornal Animal Cognition em 2013, determinou que os gatos são capazes de usar pistas vocais para distinguir entre humanos.

Um estudo mais recente intitulado “Gatos domésticos discriminam seus nomes de outras palavras”, publicado na Scientific Reports em 2019, analisou as respostas individuais dos gatos a seus nomes.

Os donos de gatos foram instruídos a dizer repetidamente quatro palavras que soassem semelhantes aos nomes de seus animais de estimação até que os animais se habituassem a essas palavras e parassem de responder.

Em seguida, foram então instruídos a dizer os nomes reais do gato para que os pesquisadores determinassem se os gatos individuais (quando viviam entre outros gatos) podiam distinguir seus nomes.

Os resultados indicaram que os gatos responderam mais significativamente aos seus próprios nomes miando ou movendo as orelhas, cabeças ou rabos do que palavras semelhantes ou nomes de outros gatos.

Além disso, quando os gatos eram abordados por estranhos, embora suas respostas fossem menos proeminentes do que quando seus donos os chamavam, eles ainda pareciam reconhecer seus nomes.

No entanto, Saito acredita que é improvável que os gatos entendam que seus nomes feitos pelo homem estão ligados a eles como indivíduos. “Não há evidências de que os gatos tenham a capacidade de se reconhecer, como nós”, disse ela à Scientific American. “Portanto, o reconhecimento [de] seu nome é diferente do nosso.”

O especialista em comportamento animal e antrozoologista, Dr. John Bradshaw, acrescentou que os gatos desenvolveram a capacidade de saber o significado de diferentes sons, especialmente em relação às suas presas, pois isso os ajudou a serem os caçadores furtivos que são hoje.

Essa capacidade pode ser estendida a situações sociais com outros gatos e com humanos, mas os gatos não possuem uma linguagem como entendemos por isso, explicou ele à Newsweek. Quer os gatos compreendam ou não seus próprios nomes, como a maioria dos donos concorda, isso certamente não significa que eles responderão quando chamados.

  • Back to top