Os gatos detestam mesmo água? Veja o que a ciência tem a dizer - Pet é pop

Os gatos detestam mesmo água? Veja o que a ciência tem a dizer

Os gatos detestam mesmo água? Veja o que a ciência tem a dizer
Os gatos detestam mesmo água? Veja o que a ciência tem a dizer
Os gatos detestam mesmo água? Veja o que a ciência tem a dizer (Foto: Rihaji/Pixabay)

Os dois estereótipos mais comuns dos gatos são: gatos odeiam cães e não suportam água. Mas, será que é isso mesmo? Veja o que os especialistas têm a dizer.

Veja também:

+ Gatos têm mais chances que cães de se infectar com coronavírus, indica estudo
+ Vídeo: gato toma água de um jeito muito estranho e viraliza na internet
+ Seu pet anda com sede excessiva? Cuidado, esse pode ser um sinal da diabetes

Existes três principais razões para as quais seu gato pode não gostar de água. Veja:

1. Está em sua genética

Nossos amigos felinos domesticados podem traçar sua história genética até os tempos antigos. Em comparação com os cães, os gatos modernos são uma das espécies evoluídas mais recentemente dentro da família Felidae.

Os ancestrais do nosso gatinho doméstico eram gatos selvagens que prosperavam em habitats secos, como as savanas. Eles não eram o tipo de animal que acharia relaxante se banhar em um lago ou em um poço de água, porque as áreas de água aberta costumavam ser crivadas de perigos (como cobras e crocodilos). Pode ser por isso que nossos gatos preferem tomar sol, tirar uma soneca em lugares aconchegantes e evitar águas profundas e frias.

2. Bagunça o pelo deles

Os gatos são excelentes exemplos de rituais de autocuidado, incluindo sua capacidade de tirar uma soneca rápida sempre que quiserem e desfrutar de longas e luxuosas sessões de higiene. O cuidado é fundamental para o bem-estar físico e mental de um gato.

A limpeza não apenas livra um gatinho de nós e mantém seus casacos de pelo brilhantes, mas também oferece uma chance para que eles se auto-examinem quanto a pulgas, carrapatos ou outros parasitas ou doenças de pele desagradáveis ​​e os ajuda a regular sua temperatura corporal.

Molhar-se, especialmente quando é uma surpresa, atrapalha todo o trabalho realizado em uma sessão recente de higiene e pode fazer seu gato se sentir mal cuidado e fisicamente desconfortável.

3. Tem cheiro estranho

O olfato de um gato é extremamente poderoso e crucial para seu modo de vida. Os gatos têm narizes muito sensíveis que podem ser melhores em discernir cheiros do que os de cachorro.

A água que sai das torneiras de nossa casa contém alguns produtos químicos e a água que fica parada em uma tigela por muito tempo também ganha novos odores. Todos esses cheiros são detectáveis ​​pelo seu gato meticuloso que provavelmente acabou de se submeter a uma longa e agradável sessão de cuidados pessoais.

Ela não quer que aquela água nojenta (no nariz) mude o cheiro de seu belo pelo, e certamente não quer sentir o gosto da próxima vez que lamber as costas ou os pés.

Todos os gatos odeiam água?

Embora muitos de nossos felinos não sejam fãs da hora do banho ou de respingos, alguns gatinhos adoram dar um mergulho ou colocar as patas na água corrente. Cada gato é diferente e tem preferências diferentes não apenas pela forma como bebem água, mas também pela quantidade ou frequência com que entram em contato com ela. Muitos gatos acham que brincar com água é uma grande atividade enriquecedora.

  • Back to top