Os gatos conseguem enxergar no escuro? Veja o que os especialistas têm a dizer - Pet é pop

Os gatos conseguem enxergar no escuro? Veja o que os especialistas têm a dizer

Os gatos conseguem enxergar no escuro? Veja o que os especialistas têm a dizer
Os gatos conseguem enxergar no escuro? Veja o que os especialistas têm a dizer
Os gatos conseguem enxergar no escuro? Veja o que os especialistas têm a dizer (Foto: Paul Hanaoka/Unsplash)

Por conta de seus hábitos noturnos, muitos donos de gatos podem se perguntar se eles são capazes de enxergar no escuro. Costuma-se dizer que os gatos têm visão superior, pois a noite é o momento mais oportuno para caçar. Mas até que ponto isso é verdade?

Veja também:

+ Mãe pensa que cão perturbava bebê, quando na verdade estava salvando sua vida
+ Vídeo: cão balança caminha, faz bebê pegar no sono e encanta a internet
+ Novo aplicativo promete diagnosticar quando os gatos estão com dor

Os gatos podem ver na escuridão?

A resposta é sim e não. “Ao contrário da crença popular, os gatos não podem ver na escuridão completa”, disse Vicki Jo Harrison, presidente da Associação Internacional de Gatos (TICA), ao site Newsweek.

Ou seja, embora sua visão seja muito melhor que a dos humanos, eles ainda precisam de uma pequena quantidade de luz para enxergar.

“Os gatos não podem ver na escuridão total melhor do que nós, mas eles podem ver em condições que provavelmente consideraríamos muito escuro para ver”, acrescentou Pam Johnson-Bennett, da Cat Behavior Associates, à Newsweek.

Seu felino precisará apenas de um sexto da quantidade de luz que você precisaria para uma visão clara. “Se você olhar para os olhos do seu gato, notará que eles são muito grandes e que suas pupilas podem variar muito em tamanho”, explicou Zazie Todd, Companion Animal Psychology e autora do próximo livro, Purr: The Science of Making Your Cat Happy, ao site Newsweek.

“Os gatos são capazes de abrir muito as pupilas no escuro e isso permite que mais luz entre no olho. Em contraste, em luz forte, você notará que suas pupilas geralmente são apenas pequenas fendas”, disse ela, acrescentando: “Além disso, os gatos têm muito tipo de célula chamada bastonetes na retina. Os bastonetes são muito sensíveis e ajudam os gatos a ver mais quando não há muita luz.”

Segundo ela, os gatos também possuem algo chamado tapetum lucidum atrás da retina, que é feito de células reflexivas.

O tapetum lucidum não apenas os ajuda a enxergar no escuro, mas também explica por que, quando você olha para o seu gato à noite, verá os olhos dele brilhando de volta para você. Esses talentos são especialmente úteis, pois os gatos são predadores naturais que, antes de serem domesticados, caçavam ratos ao anoitecer, quando enxergar bem com pouca luz é essencial.



  • Back to top