Os cães sentem muita falta da gente quando saímos de casa? A ciência resolveu checar - Pet é pop

Os cães sentem muita falta da gente quando saímos de casa? A ciência resolveu checar

Os cães sentem muita falta da gente quando saímos de casa? A ciência resolveu checar
Os cães sentem muita falta da gente quando saímos de casa? A ciência resolveu checar
Os cães sentem muita falta da gente quando saímos de casa? A ciência resolveu checar (Foto: Regine Tholen/Unsplash)

Será que os cães realmente sentem nossa falta quando saímos de casa? Um novo estudo tentou responder a essa pergunta.

Veja também:

+ Decidiu levar um pet pra casa? Ótimo, mas veja tudo o que você deve saber
+ Especialista ensina como melhorar a comunicação entre você e seu gato
+ Assassinato de cachorra com arco e flecha deixa família devastada

O estudo começou em pequena escala, mas se expandiu para incluir outros cães, gatos e cavalos com 4.000 pessoas de 47 países. Federico Rossano, diretor do Laboratório de Cognição Comparativa da UC San Diego, liderou a pesquisa cujo principal foco era entender melhor os métodos de comunicação dos cães.

Uma das coisas que eles notaram é que os cães podem estar se comunicando sobre o tempo, coisas que aconteceram no início do dia ou ainda não aconteceram. Eles também comunicaram sobre outras pessoas ou animais em sua casa, o que mostra que são criaturas sociais. “Eles se preocupam com os outros e percebem quando os outros estão faltando”, disse ele.

A capacidade de se comunicar também pode significar que eles podem transmitir quando estão com dor, o que já foi observado no estudo, mas os pesquisadores querem fazer mais testes para garantir que os cães não estão brincando, como as crianças fazem às vezes.

Federico também disse que os gatos são igualmente bons nas habilidades de comunicação. “O problema é que é muito difícil motivar os gatos a participar – a maioria dos gatos não liga.”

Os cães se importavam mais com as pessoas e gostavam de se relacionar mais com seus donos em comparação com os gatos, por isso foi difícil encontrar o suficiente dos últimos para fazer parte do estudo.

Quanto ao fato de os cães sentirem falta de seus donos quando estão longe de casa, ele disse que mais pesquisas são necessárias e não se pode ler muito sobre o nível de entusiasmo de um cão quando o dono chega em casa.



  • Back to top