Os cães são capazes de chorar? Veja o que dizem os veterinários - Pet é pop

Os cães são capazes de chorar? Veja o que dizem os veterinários

Os cães são capazes de chorar? Veja o que dizem os veterinários
Os cães são capazes de chorar? Veja o que dizem os veterinários
Os cães são capazes de chorar? Veja o que dizem os veterinários (Foto: Christel SAGNIEZ/Pixabay)

O que os donos mais querem na vida é ver seus cães felizes o tempo todo. Mas, será que eles ficam tristes? Eles podem chorar? Veja o que os especialistas têm a dizer!

Veja também:

+ Vídeo: mulher se arrisca para salvar três cães em rua de tráfego intenso
+ Existem 5 tipos de relação entre os gatos e seus humanos; saiba qual é a sua
+ Fotógrafa registra a conexão comovente entre mulheres e seus cães

De acordo com Daniel Caughill, cofundador da Dog Tale, os cães são muito emocionais. “Na maioria das vezes, eles ficam animados e felizes e demonstram isso latindo, abanando o rabo e lambendo as pessoas que amam. Mas, infelizmente, ter emoções significa que os cães também sentem tristeza”, disse ele ao site Parade.

Embora os cães sintam tristeza, a maneira como um cachorro “chora” não é necessariamente a mesma que um humano. Então, os cães choram mesmo? Veja:

Os cães podem chorar?

Os cães podem “chorar”, mas isso não significa necessariamente que seus olhos produzam lágrimas, pelo menos não devido aos seus sentimentos. Segundo a Dra. Genna Mize, veterinária do serviço técnico de apoio à equipe de farmacovigilância da Virbac Animal Health, os humanos são os únicos capazes de chorar lágrimas de emoção.

O choro de cachorro realmente é mais parecido com choramingar e, ao contrário dos humanos, os cães não choram quando estão tristes. “Os sinais de que seu cão está triste incluem vocalizações, como choramingar, bem como mostrar falta de energia ou interesse nas coisas que eles normalmente amam, como lanches ou brinquedos favoritos”, explicou Daniel Caughill. “Os cães também podem mostrar suas emoções em seus rostos semicerrando os olhos ou escondendo o rosto de você.”

Os cães ficam tristes?

Os cães certamente sentem tristeza. Mas, se eles não choram porque estão tristes, como eles expressam a tristeza? “Os comportamentos comuns que podem comunicar tristeza são vocalização (como choramingar), tremor, comportamento carente ou o contrário, ignorar você. Assim como os humanos, os cães podem comunicar tristeza de várias maneiras, e a maioria dos donos de animais de estimação astutos entende o estilo de comunicação de seus próprios cães naquilo que estão tentando dizer”, sugeriu a Dra. Mize.

O que significam as lágrimas de cachorro?

Lágrimas de cachorro não se correlacionam diretamente com sua tristeza. Em vez disso, os cães geralmente mostram sua tristeza de outras maneiras. Na maioria das vezes, esses sinais de tristeza se manifestam como ansiedade.

Embora lágrimas de cachorro não significam tristeza, é algo sério de se observar, pois lágrimas (e outros sintomas relacionados aos olhos) podem ser uma indicação de um problema médico. Por exemplo, lágrimas de cachorro podem ser um sinal de alergia.

“Se você notar que seu cão está lacrimejando excessivamente, especialmente quando combinado com coceira, isso pode ser devido a alergias ambientais ou digestivas”, explicou Daniel Caughill. “Seu veterinário pode ajudá-lo a determinar a que seu filhote pode ser alérgico.”

Quando levá-lo ao veterinário

Se os olhos do seu cão produzem lágrimas com frequência, pode ser um sinal de um problema médico. Antes de tomar qualquer atitude, marque uma consulta com o médico do seu cachorro. Se o seu cão está com os olhos inchados ou exibindo outros sinais de dor, como patadas frequentes no olho, entre em contato com o veterinário.

  • Back to top