Os 6 comportamentos mais bizarros dos gatos e por que eles fazem isso - Pet é pop

Os 6 comportamentos mais bizarros dos gatos e por que eles fazem isso

Os 6 comportamentos mais bizarros dos gatos e por que eles fazem isso
Os 6 comportamentos mais bizarros dos gatos e por que eles fazem isso
Os 6 comportamentos mais bizarros dos gatos e por que eles fazem isso (Foto: Chaiyaporn Atakampeewong/Unsplash)

Os gatos são criaturas curiosas. É provável que você, como um dono de gato, deva se perguntar o motivo de seu felino ter tantos comportamentos bizarros.

Veja também:

+ Gato é baleado e morto na frente de seu dono
+ Donos compartilham fotos dos seus gatos nas poses mais absurdas e hilárias
+ Saiba como proteger seu pet contra o frio deste inverno rigoroso

De acordo com especialistas, há uma razão para todos eles. Saiba mais!

1. Por que seu gato dá uma cabeçada em você?

Talvez você esteja tentando trabalhar, apenas sentado no sofá com seu laptop, mas uma cabeça peluda continua batendo em seu ombro. Sim, eles estão fazendo isso porque amam você, não apenas porque querem que você vá encher o prato de comida.

“Quando seu gato bate em você com a cabeça, eles estão dizendo: ‘Eu te amo!’. Eles também permitem que todos saibam que você pertence a eles. Os gatos têm feromônios em suas bochechas que marcam você como sua posse. Mas não se preocupe se o seu gato não bater de cabeça em você. Existem muitas outras maneiras pelas quais os gatos demonstram seu amor”, disse a veterinária Wendy Hauser para a ASPCA.

2. Por que seu gato levanta a bunda quando você coça suas costas?

Uma bunda de gato levantada é outro sinal de apreço: uma elevação dos traseiros sinaliza que seu gato geralmente está com você como amigo, da mesma forma que os gatos cumprimentam outros felinos com a cauda levantada para que eles possam cheirar mutuamente as glândulas anais. Quando um gato levanta a bunda durante uma sessão de carinho, é uma indicação de que ele gosta da atenção e quer mais.

3. Por que seu gato move a tigela de comida ou água?

Você já foi à cozinha e viu que o prato de comida de seu gato foi separado da tigela de água e batido no chão da cozinha? Os gatos gostam de mover suas fontes de alimento para longe das fontes de água, o que é uma espécie de ressaca evolutiva de suas origens selvagens.

“Na natureza, os gatos não gostam de comer perto de sua fonte de água. Se acabar lá, eles geralmente arrastam a comida para outro lugar. Isso porque a evolução lhes ensinou que suas presas podem contaminar sua água”, disseram os especialistas do site Soft Paws.

4. Por que seu gato gosta de amassar superfícies macias?

Parece que seu gato tomou um relaxante muscular pesado e está perdido em um transe feliz, talvez com uma música da Enya tocando nas paredes de seu cérebro. Seu gato não está alto em êxtase, mas amassando, o que geralmente indica conforto e contentamento.

A veterinária Wendy Hauser explicou o que os veterinários pensam ser a razão por trás desse passatempo inegavelmente fofo: “Pode remontar aos seus dias como filhotes, quando pressionavam a barriga da mãe para estimular o fluxo de leite. Eles também podem fazer isso simplesmente porque estão se sentindo relaxados e contentes.”

5. Por que seu gato precisa arranhar tudo?

Seu gato não tem os mesmos meios de transmitir seus sentimentos que você, então ele mostra seus vários estados de ser destruindo suas posses terrenas. Os gatos também arranham por uma série de outras razões relacionadas à sua saúde física.

“Os gatos precisam arranhar. Fazem isso para expressar emoções, como animação ou estresse, para marcar objetos com seu cheiro (eles têm glândulas odoríferas em suas patas), para remover a parte morta de suas unhas e, muitas vezes, apenas para conseguir um bom estiramento”, explicaram os especialistas da Humane Society.

6. Por que seu gato adora derrubar coisas?

Os gatos também têm a tendência de causar o caos derrubando coisas que não precisam ser derrubadas. Seu gato gosta de empurrar as coisas da mesa da sala de jantar (ou de qualquer outro lugar) porque está testando as águas para ver se o objeto é seguro.

Eles também podem estar tentando chamar sua atenção ou brincar com qualquer objeto que estejam em sua posse, disse a comportamentalista felina Cathy Bosley à revista de Martha Stewart.

  • Back to top