Novo estudo mostra se uma dieta vegana faz bem para o seu gato - Pet é pop

Novo estudo mostra se uma dieta vegana faz bem para o seu gato

Novo estudo mostra se uma dieta vegana faz bem para o seu gato
Novo estudo mostra se uma dieta vegana faz bem para o seu gato
Novo estudo mostra se uma dieta vegana faz bem para o seu gato (Foto: Pressfoto/Freepik)

Um novo estudo revelou que os gatos alimentados com uma dieta vegana têm menos probabilidade de sofrer uma série de consequências adversas à saúde, incluindo doenças gastrointestinais e hepáticas.

Veja também:

Conduzido pelo Ontario Veterinary College, o estudo, publicado na BMC Veterinary Research, também relatou que gatos alimentados com uma dieta baseada em vegetais tinham mais escores de condição corporal ideal do que seus semelhantes carnívoros.

O estudo foi baseado em 1.325 questionários de donos e enquanto a maioria dos gatos foi alimentada com uma dieta baseada em carne, quase 20% receberam alimentos totalmente vegetais.

Os gatos tinham entre 4 meses a 23 anos de idade e em suas conclusões os pesquisadores não relataram diferenças no tempo de vida entre os tipos de dieta, e que mais proprietários de gatos alimentados com dietas à base de plantas relataram que seus gatos estavam em muito boa saúde.

Contribuição importante

De acordo com o especialista em bem-estar animal Andrew Knight os resultados do estudo são muito importantes. “A profissão veterinária geralmente tem a opinião de que os gatos, em particular, não podem prosperar com uma dieta vegana. Muitos se preocupam com a incapacidade dos felinos de digerir adequadamente ingredientes vegetais ou fatores semelhantes”, explicou.

“No entanto, faltam evidências para apoiar essas preocupações. Em qualquer caso, o padrão-ouro são sempre os efeitos sobre o próprio animal”, acrescentou Andrew. “Este estudo recente é limitado por se basear nas opiniões dos proprietários, mas mesmo assim é um estudo em grande escala e dá uma contribuição importante para este campo. Isso se soma a estudos menores e limitados que utilizaram exames veterinários e resultados de sangue.”

“Os resultados combinados desta crescente base de evidências indicam que cães e gatos mantidos com dietas veganas nutricionalmente saudáveis ​​não sofrem consequências adversas à saúde e podem experimentar certos benefícios, como redução da obesidade, GI e doenças hepáticas em gatos”, salientou o especialista.

Ele ainda disse acreditar que este trabalho mais recente e outros estudos na área mostram que as evidências estão se acumulando para que dietas baseadas em vegetais sejam consideradas uma fonte viável de nutrição para cães e gatos.

“Pesquisas recentes indicam que não há estudos mostrando resultados contrários – nem estudos populacionais, nem mesmo um único estudo de caso”, declarou ele. “Consequentemente, embora reconheça as limitações dos estudos até o momento, é inegável que o equilíbrio das evidências agora apóia a alimentação com dietas veganas nutricionalmente adequadas para cães e gatos.”

“Isso também faz sentido nutricionalmente. Gatos, cães e todas as outras espécies têm necessidades de nutrientes específicos. Eles nunca precisaram de nenhum ingrediente específico. As pessoas costumam misturar esses dois conceitos”, finalizou Andrew.

Mais pesquisas necessárias

No entanto, a Associação dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação (PFMA) acredita que ainda não há evidências suficientes para sugerir que alimentar gatos com uma dieta baseada em vegetais tem quaisquer benefícios para a saúde.

Sarah Hormozi, chefe de ciência e educação da Pet Food Manufacturers Association, disse: “Na PFMA, encorajamos a pesquisa em alimentos e dietas para animais de estimação, pois isso contribui para o conhecimento geral e melhor compreensão da nutrição e saúde animal.

“As dietas à base de plantas ainda são relativamente novas, o número de gatos alimentados dessa forma é relativamente baixo e as informações de uso histórico são limitadas. Como resultado, atualmente não há evidências suficientes para sugerir que alimentar gatos com uma dieta baseada em vegetais traz benefícios para a saúde deles”, disse ela.

Ela acrescentou: “Os gatos são carnívoros obrigatórios e têm requisitos muito altos de proteínas e certos aminoácidos que são encontrados principalmente nas proteínas animais. Portanto, alimentar gatos com uma dieta exclusivamente à base de plantas tem sido objeto de debate.”

“Uma dieta à base de vegetais bem elaborada com nutrientes adicionados, completa para atender a todas as necessidades nutricionais dos gatos, tem o potencial de permitir que eles mantenham a saúde. No entanto, uma vasta experiência em nutrição animal é necessária para formular e fornecer tais produtos”, explicou.

“Por esse motivo, aconselhamos os proprietários a pensar com muito cuidado antes de escolher uma dieta à base de plantas para seus gatos, consultar um nutricionista veterinário e comprar alimentos de fabricantes confiáveis”, salientou ela. “O folheto informativo da PFMA sobre dietas vegetarianas e veganas é um recurso útil para os veterinários usarem na prática para informar os donos de animais de estimação.”

Confira o estudo completo aqui.

  • Back to top