Novo aplicativo promete diagnosticar quando os gatos estão com dor - Pet é pop

Novo aplicativo promete diagnosticar quando os gatos estão com dor

Novo aplicativo promete diagnosticar quando os gatos estão com dor
Novo aplicativo promete diagnosticar quando os gatos estão com dor
Novo aplicativo promete diagnosticar quando os gatos estão com dor (Foto: Velizar Ivanov/Unsplash)

Um novo aplicativo desenvolvido por pesquisadores de Montreal promete ajudar os donos de gatos a determinar se os felinos estão com dor.

Veja também:

+ Pedigree lança aplicativo de fotos para pets com reconhecimento facial
+ Empresas se unem para lançar plano de saúde pet a partir de R$ 49,90 por mês
+ Gata prestes a completar 23 anos conquista corações na internet com seus vídeos

Ao contrário dos cães, que vocalizam e até tentam se comunicar com seus donos se estiverem com dor, a dor intensa em gatos pode ser mais difícil de detectar e pode passar despercebida por mais tempo, de acordo com um dos desenvolvedores do aplicativo, o Dr. Paulo Steagall.

Os gatos podem ser mais independentes e distantes do que os cães se sentirem dor, o que pode atrasar a detecção de um problema. Mudanças no comportamento do animal, como mudanças de atitude ou postura, podem alertar o proprietário.

Para auxiliar no processo de detecção de quaisquer problemas que podem estar causando dor, o aplicativo usa uma escala de dor (a “escala de caretas felinas”) desenvolvida na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Montreal para ajudar os donos a determinar se seu animal de estimação está com dor.

O dono simplesmente observa o gato à distância quando ele está acordado e quieto, e observa cinco critérios: posição da orelha, abertura dos olhos, tensão do focinho, posição do bigode e posição da cabeça. Dependendo das respostas fornecidas, o aplicativo pode sugerir o dono a entrar em contato com o veterinário.

Depois do aplicativo determinar se o gato está sentindo dor ou não, os donos podem enviar fotos do gato ao veterinário para auxiliá-lo no diagnóstico. Além disso, a imagem também pode ser enviada ao grupo de pesquisa da Universidade de Montreal para contribuir com o desenvolvimento do bem-estar felino.

O aplicativo Feline Grimace Scale foi desenvolvido com financiamento da empresa Zoetis e com a colaboração da Vertisoft, com sede em Quebec, e está disponível gratuitamente nas plataformas Android e iOS, em francês, inglês e espanhol.



  • Back to top