Nova onda do TikTok coloca em risco a saúde dos cães, alertam veterinários - Pet é pop

Nova onda do TikTok coloca em risco a saúde dos cães, alertam veterinários

Nova onda do TikTok coloca em risco a saúde dos cães, alertam veterinários
Nova onda do TikTok coloca em risco a saúde dos cães, alertam veterinários
Nova onda do TikTok coloca em risco a saúde dos cães, alertam veterinários (Foto: Reprodução/TikTok)

Uma nova tendência do TikTok está incentivando os donos de cães a usar shampoo roxo no pelo de seus animais de estimação. No entanto, especialistas ficaram preocupados, explicando que os produtos químicos do produto causam irritação na pele dos cães.

Veja também:

+ Youtuber constrói aquário móvel e leva seus peixes para passear
+ Após perder ninhada, gata adota filhotes de cães
+ 6 dicas para quem quer correr na companhia do seu cão

Dr. Sean McCormack, veterinário chefe da tails.com, está alertando os donos de animais de estimação sobre os perigos do uso de xampus humanos em cães, pois eles podem ter sérias consequências para a saúde.

Por que o shampoo roxo é prejudicial ao meu cachorro?

Os cães são mais sensíveis aos ingredientes encontrados nos shampoos para humanos. Usar shampoo humano em cães pode causar irritação, deixando a pele seca, escamosa e mais vulnerável a parasitas, bactérias e vírus.

A irritação causada pelo uso de toxinas agressivas pode estimular a coceira excessiva, o que pode resultar em abrasões e feridas na pele, além de aumentar a chance de infecção bacteriana. Além disso, o shampoo roxo contém altos níveis de ácido cítrico, que desempenha um papel no clareamento do cabelo.

Embora o ácido cítrico seja seguro para consumo em humanos, altos níveis não são adequados para cães, causando irritação, dores de estômago e podem até ser tóxicos. Os cães limpam o pelo lambendo, o que pode levar a consequências prejudiciais se o pelo for revestido com produtos químicos ácidos.

O que devo usar para limpar meu cachorro em vez disso?

Existem produtos para cães que oferecem clareamento de pelagem, não deixando absolutamente nenhuma desculpa para mergulhar seu cão em produtos químicos destinados ao cabelo humano. Muitos produtos projetados para uso humano deixam resíduos tóxicos nocivos no pelo do seu cão, que podem secar e intensificar quaisquer problemas pré-existentes.

De acordo com o veterinário, os sulfatos encontrados no shampoo roxo geralmente irritam a pele humana. Esta também seria a realidade para os cães lavados com shampoo roxo, em vez de fórmulas naturais para cães que foram criadas especialmente para eles.



  • Back to top