Nova geração de areias melhora diagnóstico de problemas renais em gatos - Pet é pop
  • Nova geração de areias melhora diagnóstico de problemas renais em gatos



    Mais que um simples depósito para os dejetos, a caixinha higiênica pode ajudar no diagnóstico de problemas urinários em gatos ainda nos estágios iniciais da doença. Uma nova geração de areias promete tornar esse processo mais preciso.

    Os bichanos são naturalmente propensos a problemas como insuficiência renal e cistite. A detecção precoce melhora muito as chances de sucesso no tratamento e pode até salvar a vida do animal.

    Como os gatos são mestres em esconder desconfortos, quando eles derem um sinal muito óbvio de que não estão bem talvez a doença já esteja em estado avançado.

    Muitas vezes, a única maneira de determinar um possível problema de saúde é através do sangue ou da urina. Como poucos donos estão equipados para executar exames de sangue ou avaliar uma amostra de urina, uma areia diagnóstica é uma maneira barata e fácil de ajudar a detectar problemas precocemente.

    Como funciona

    As novas areias de diagnóstico são revestidas com um detector de pH. Com isso, elas mudam de cor quando identificam alterações na urina dos gatos.

    Elas são muito simples de usar. Basta substituir a areia atual pela diagnóstica. Quando o gato usa a caixa, a cor muda caso encontre um nível de pH alto (ou alcalino). Essas mudanças nos níveis de pH são indicativos de possíveis problemas urinários.

    Em suas avaliações, os donos atestam o fato de os novos produtos serem bastante confiáveis. Mas tenha em mente que eles nunca vão substituir uma ida ao veterinário.

    Existem certos produtos químicos que podem afetar as leituras da urina. É por isso que é importante manter as embalagens fechadas e separadas dos produtos de limpeza.

     

    As novidades

    Todos os produtos abaixo são vendidos nos EUA. Mas é possível importá-los para o Brasil. Assim, ao preço final é preciso adicionar o custo de frete. Clique no nome deles para saber como comprar.

    Um pacote de Pretty Litter é suficiente para manter cheia a caixinha de um gato por 30 dias. O produto é feito de microgéis de sílica altamente absorventes, o que controla odores indesejáveis e mantém a caixa seca.

    Em caso de problemas renais, a cor do produto se modifica imediatamente. Lembre-se de que isso pode ser provocado por mudanças na dieta.

    Mas caso a mudança de cor persista entre 24 e 48 horas, procure um veterinário. E leve até ele a embalagem do produto para apontar de que cor os microgéis ficaram.

    Como o nome diz, o Simple Solution é bem fácil de usar. Basta salpicar o produto sobre a areia atual e constatar os resultados. A tecnologia de indicação de pH muda rapidamente de cor para identificar potenciais riscos para a saúde do gato.

    O Perfect Litter é feito com um material patenteado que mostra o nível de alcalinidade mudando a cor da areia de rosa claro para rosa escuro. Isso indica um aumento do pH da urina e uma possível infecção do trato urinário em seu gato. O produto é totalmente natural e não tóxico, proporciona o máximo controle de odores e é 70% mais leve que as marcas tradicionais.

     

    No Brasil

    O mercado nacional já conta com o Pipicat Detecta. Feito com sílica, ele inibe o odor da urina e fezes no ambiente, promete maior durabilidade e não suja as patas dos gatos. Seus cristais mudam de cor ao diagnosticar problemas renais.

  • Back to top