Não se aventure a cortar as unhas do seu cão antes de ler este texto - Pet é pop

Não se aventure a cortar as unhas do seu cão antes de ler este texto

Não se aventure a cortar as unhas do seu cão antes de ler este texto
Não se aventure a cortar as unhas do seu cão antes de ler este texto
Não se aventure a cortar as unhas do seu cão antes de ler este texto (Foto: Tatiana Rodriguez/Unsplash)

Dentre as diversas tarefas de higiene dos cães, os donos costumam negligenciar o corte das unhas do cachorro, mas isso deve fazer parte do cuidado com a saúde e o bem-estar de muitos animais de estimação.

Veja também:

+ Quer que seu cão viva mais? Não deixe de ler este texto
+ Aplicativo gratuito ajuda donos a encontrar pets desaparecidos
+ Tudo o que você precisa saber antes de levar seu gato para uma longa viagem de carro

Essa tarefa pode parecer assustadora, mas você pode aprender a fazê-lo em casa, reduzindo as viagens caras nos petshops. Portanto, faça com que seu filhote coloque a melhor pata para a frente e descubra como aparar as unhas com este guia útil.

Como aparar as unhas do seu cão

Aparar as unhas do seu cão pode ser difícil, especialmente para cães que têm unhas pretas, de acordo com Mary Burch, diretora do programa de cães da família do American Kennel Club e especialista em comportamento animal.

Quem assume a tarefa tem que conhecer a anatomia das unhas do cachorro. O centro da unha é uma área carnuda repleta de vasos sanguíneos e nervos e deve ser evitado ao cortar, pois pode sangrar muito, causando grande dor ao animal.

Antes de começar a cortar as unhas do seu cão, Burch recomenda obter uma lição introdutória de um profissional experiente, veterinário ou técnico veterinário para garantir que você conheça todos os procedimentos seguros e responsáveis.

1. Escolha o equipamento que você usará

Cortadores de unhas são os mais comuns, mas um moedor de unhas, que tem um cilindro coberto com uma lixa que tritura o prego, podem ser uma boa opção. O benefício dos moedores é que eles não cortam a unha, apenas deixam elas lixadas.

2. Apresente o cão à ferramenta de corte

Comece mostrando ao seu cachorro ou cachorro o cortador ou moedor e deixe o cachorro cheirar. Então, toque suavemente a ferramenta em cada pata. Tenha paciência e não prossiga muito rápido.

3. Permita que o cão se acostume com a ferramenta

Faça o barulho do cortador ou ligue o moedor, para que o cão possa ouvir isso, mas não comece a aparar ainda. “Elogie e dê ao seu cão uma pequena recompensa alimentar por tolerar o som”, explicou Burch ao site Newsweek.

4. Comece a aparar lentamente

Neste ponto, você e seu animal de estimação estão prontos para aparar, mas comece com sessões curtas. “Considere cortar uma ou duas unhas, dando ao cão uma recompensa de comida e depois pare até a próxima sessão”, sugeriu a especialista.

Sessões curtas no início ajudarão seu cão a se sentir confortável. Você só vai aparar a ponta da unha, então, tenha cuidado especial com as unhas pretas, onde você não pode ver o sabugo.

“Certifique-se de segurar com firmeza, mas com cuidado, o dedo do pé em que você está trabalhando para garantir que o cortador/moedor não escorregue”, explicou ela.



  • Back to top