Museu de arte na Coreia do Sul cria exposição para cães; donos são aceitos - Pet é pop

Museu de arte na Coreia do Sul cria exposição para cães; donos são aceitos

Museu de arte na Coreia do Sul cria exposição para cães
Museu de arte na Coreia do Sul cria exposição para cães
Imagem: Divulgação/MMCA

O Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea (MMCA) de Seul, na Coreia do Sul, foi além no conceito de arte interdisciplinar ao criar uma exposição especialmente voltada para cães. Os donos são aceitos como acompanhantes na mostra intitulada “Um Museu para Todos, Um Museu para Cães”.

Veja também:

A exposição de arte explora a alteridade entre animais de estimação e seus donos e discute a presença dos cães no espaço público, visto que cerca de 30% das famílias coreanas vivem com pets. “Animais de estimação fazem parte de muitas famílias, mas poucos lugares públicos são permitidos para visitantes caninos, sem falar em museus”, disse o curador Sung Yong-hee ao Korea Times.

Para criar a exposição para cães, o museu da Coreia do Sul contou com a ajuda de especialistas. “Convidei dois veterinários, Seol Chae-hyeon e Cho Kwang-min, para fornecer consultoria sobre comportamento, emoções e tendências dos animais”, explicou o curador. Além disso, os arquitetos Kim Kyung-jae e Smooth Yoo ajudaram a criar um ambiente adequado para os cachorros.

Obra de arte para cães
Imagem: Divulgação/MMCA

Os cães são capazes de ver amarelo e azul, mas não enxergam vermelho e verde. Com “Blue & Yellow”, Kim Yong-kwan oferece aos cães a exuberância da cor verde, pintando plantas e flores em azul e amarelo. Experiências olfativas e lúdicas para os cães também fazem parte da visita ao museu na Coreia do Sul.

Veja também:

A exposição estava inicialmente marcada para maio, o mês da família, mas foi adiada para setembro devido à pandemia do novo coronavírus. O museu também planeja oferecer um dia de visita para papagaios (e seus donos). “Será uma experiência totalmente diferente observar como os pássaros vão reagir às criações para cães”, disse o curador.

Museu de arte na Coreia do Sul cria exposição para cães
Imagem: Divulgação/MMCA
  • Back to top