Mitos e verdades sobre cães e gatos - Pet é pop

Mitos e verdades sobre cães e gatos

Mitos e verdades sobre cães e gatos
Mitos e verdades sobre cães e gatos
Mitos e verdades sobre cães e gatos (Foto: Priscilla Du Preez/Unsplash)

Os cães e os gatos são fontes infinitas de amor e afeto, nós sabemos disso. Mas, existem muitos mitos sobre estes animais que pode dificultar nossa relação com eles.

Veja também:

Confira alguns equívocos comuns sobre cães e gatos de acordo com o jornal Daily Express:

MITO: Amarrar seus sapatos em volta do pescoço de um cachorro para pará-lo de morder e brincar com os sapatos

Muitos cachorros, especialmente os filhotes, quando estão entediados, se divertem brincando com qualquer coisa que encontrarem por aí, incluindo sapatos. Sapatos cheiram a seus donos e são mastigáveis ​​e divertidos de puxar. Você dificilmente pode culpar um cachorro por seu fascínio por sapatos, mas alguns donos de animais que acham que é um mau hábito e resolvem praticar o mito de amarrar um sapato no pescoço do cachorro pensando que isso resolve o problema.

Em vez de colocar os sapatos fora do alcance dos cães ou treiná-los de outra forma, muitos parecem achar que um sapato pesado em volta do pescoço de um cão resolveria. Mas não é o caso. Não faça isso porque é perigoso e não faz nada para impedir os cães de brincar com sapatos. Pode até estrangular o cachorro.

MITO: Adicionar açúcar à comida do seu cachorro vai melhorar a condição da pele dele

Se adicionássemos açúcar à sua comida, a condição da sua pele melhoraria? Não. Em vez disso, você ganharia peso, seus dentes apodreceriam e provavelmente acabaria com diabetes, e é exatamente a mesma coisa que aconteceria com seu amado cachorro.

Os cães não devem consumir açúcar, nem um pouquinho. Ganhar peso afetaria sua saúde geral e bem-estar, assim como em humanos. Isso afetaria seu humor, movimento, articulações e poderia levar a muitos outros problemas de saúde a longo prazo. Portanto, não alimente seus cães com açúcar na forma de biscoitos e bolos e principalmente não adicione-o às refeições principais.

MITO: Amarrar alho e cebola ao redor do pescoço de um gato os ajudará a superar um resfriado

Isso certamente não ajuda em nada o gato e o cheiro de alho e cebola só irritaria o olfato do pobre gato, além de ter que arrastar uma cebola e alho o dia todo. Cebolas são tóxicas para um gato, pois afetam seus glóbulos vermelhos. Portanto, não faça isso, pelo bem dele.

MITO: Não dar banho em seus cães e gatos por uma a três semanas depois eles recebem uma vacinação

A vacinação é um líquido injetado diretamente no corpo de um animal. Não é como um líquido como um repelente de carrapatos, que é aplicado na superfície da pele e precisa ser absorvido pela corrente sanguínea do animal por um período de 24 a 48 horas e, portanto, o animal não pode ser lavado ou exposto à chuva. Quando um ser humano recebe uma vacinação, ele pode tomar banho imediatamente e o mesmo se aplica a cães e gatos.

MITO: Um animal enjaulado é um animal seguro e feliz

Um animal enjaulado é um animal entediado, deprimido, ansioso e estressado. Sem qualquer liberdade ou habilidade para fazer o que vem de forma natural e espontânea, o animal é mantido seguro do ponto de vista humano, mas um prisioneiro dos animais.

Ele quer aproveitar para correr, cheirar os milhões de cheiros diferentes, curtir o sol e a chuva, pegar o que pode ou não pode. Portanto, não engaiole seu animal de estimação em tempo integral, somente quando necessário e por curtos períodos de tempo.

MITO: Você não consegue treinar um cão vira-lata tão facilmente quanto um cão com pedigree

Muitos de nós possuem cães que não são “de raça pura”. No entanto, a percepção de que  um animal de abrigo é intratável, é porque muitos de nós não gastamos tempo e energia suficientes em treiná-los, optando por simplesmente prendê-los, dizendo que são difíceis de treinar.

Ainda assim, vendo um pedigree como um símbolo de status, exótico e especial, muitos passam mais tempo com eles e se esforçam mais para treiná-los. Todos os cães podem ser treinados, depende de nós, se quisermos.

MITO: Gatos podem beber leite de vaca

Esse é um dos mitos mais famosos, no entanto, os gatos não precisam de leite de vaca. Se forem alimentados com uma dieta balanceada, obterão todos os nutrientes de que precisam dessa forma. O leite pode incomodar o estômago, principalmente se não estiverem acostumados.

Isso ocorre porque, uma vez desmamados, muitos gatos se tornam intolerantes à lactose, pois perdem a capacidade de produzir a enzima necessária para digeri-la adequadamente. Em outras palavras, o leite de vaca pode deixá-los doentes e com diarreia.

Se você quiser dar leite ao seu gato, pode ser melhor comprar um equivalente sem lactose. Mas, tenha em mente que qualquer leite contém calorias e pode levar ao aumento de peso. Os gatinhos devem beber leite para sobreviver, mas apenas o leite materno ou uma fórmula especialmente personalizada comprada de um veterinário e apenas durante a fase de bebê.

MITO: Os cães podem comer qualquer coisa que os humanos possam

Isso não é verdade. Alimentos tóxicos para cães incluem chocolate, doces, alho e cebola, uvas e passas, bacon e presunto, abacate, alimentos salgados (incluindo molho de soja), laticínios, pão, peixe cru e ovos, manteiga de amendoim e produtos assados. Um pouco como uma guloseima de vez em quando é bom, mas a longo prazo pode fazer sua barriga inchar e isso pode ser um perigo para eles!

MITO: Os donos de animais de estimação podem auto-medicar seus animais com medicação humana

Embora alguns medicamentos humanos possam ajudar nossos animais de estimação, não é aconselhável tratá-los como humanos e dar-lhes medicamentos humanos. O paracetamol, por exemplo, é perigoso para os cães e pode matá-los.

O Tylenol, um analgésico, é seguro até mesmo para crianças, mas pode causar insuficiência hepática em cães e danos aos glóbulos vermelhos em gatos. Para resumir, não dê medicamentos humanos aos seus animais de estimação, a menos que seu veterinário diga que é seguro. Consulte o seu veterinário se achar que ele precisa de alguma medicação.

MITO: Cães e gatos pretos dão azar

Existem tantos cachorros e gatos pretos lindos por aí e o único azar que causam é quando os humanos são estúpidos em acreditar em tal coisa. Alguns humanos, entretanto, trazem azar para seus animais de estimação, não importa a cor deles. Portanto, cães e gatos pretos não trazem má sorte e são bonitos demais para trazer azar a alguém.

MITO: Não castrar seu cachorro

Alguns humanos se recusam a castrar seus cães porque acham que é cruel ou lamentável. Eles dizem que é melhor deixar o cão ter pelo menos uma ninhada antes de ser castrada. Enquanto isso, a pobre cadela continuará engravidando, tendo filhotes e o dono ficará sobrecarregado. Então, vamos fazer o que é melhor para o ser humano: abandonar o cachorro e talvez até os filhotes.

Se um cão ou gato for castrado ou esterilizado, o temperamento do animal é muito mais gentil, ele não vagará por aí, será mais saudável e feliz e, mais importante, não haverá ninhadas indesejadas.

  • Back to top