Meu gato vive querendo sair de casa, tudo bem se eu deixar? - Pet é pop

Meu gato vive querendo sair de casa, tudo bem se eu deixar?

Meu gato vive querendo sair de casa, tudo bem se eu deixar?
Meu gato vive querendo sair de casa, tudo bem se eu deixar?
Meu gato vive querendo sair de casa, tudo bem se eu deixar? (Foto: Chen/Unsplash)

Seu gatinho fica olhando pensativo pela janela? Ou fica pulando na porta, pedindo para sair? Será que você deveria deixar? Veja o que dizem os especialistas.

Veja também:

De acordo com a veterinária Stephanie Kadasi, os gatos deveriam ficar em casa, para sua própria segurança e para a preservação da vida selvagem.

“Se você mora em uma área sem tráfego intenso e se seu gato se recusa a ficar dentro de casa, haverá riscos inerentes ao estilo de vida ao ar livre. Alguns desses riscos, como doenças infecciosas como cinomose felina, raiva e vírus da leucemia felina, podem ser vacinados com eficácia por seu veterinário. Outras doenças, como o vírus da imunodeficiência felina, não têm atualmente uma vacina eficaz”, explicou a especialista ao site Source Weekly.

Além disso, a veterinária alerta sobre os parasitas internos e externos, como tênias e pulgas, e animais predadores maiores, dependendo da região em que você mora.

“Também é muito importante certificar-se de que um gato que tem acesso ao ar livre (e até mesmo os gatos internos) sejam castrados, para que não tenham ninhadas acidentais de gatinhos, bem como para reduzir as chances de eles brigarem com outros gatos”, justificou a Dra. Kadasi.

Recomendações adicionais incluem certificar-se de que seu animal de estimação use uma coleira com informações de identificação atualizadas e colocar um microchip. Existem alguns dispositivos de rastreamento que enviam informações para um aplicativo em seu telefone celular, se você quiser ficar de olho em onde seu gatinho está perambulando, o que é útil durante o desaparecimento inesperado de seu animal de estimação.

“Um sino na coleira pode ajudar a alertar a vida selvagem sobre a presença do seu gato, para ajudar a dar aos pássaros e outras criaturas a chance de escapar da caça do seu gatinho com segurança”, concluiu a especialista.

  • Back to top