Meu gato esconde comida pela casa toda. Devo me preocupar? - Pet é pop

Meu gato esconde comida pela casa toda. Devo me preocupar?

Meu gato esconde comida pela casa toda. Devo me preocupar?

"Meu

Você tem um gato que fica escondendo comida por toda a casa? Saiba que isso é um instinto natural que vem de seus ancestrais.

Veja também:

Piloto Lewis Hamilton é criticado por dar comida vegana ao seu cão
Sem comida, gatos praticam canibalismo em ilha no Rio de Janeiro
Cão pitbull usa a criatividade para avisar que a comida acabou

Por que os gatos fingem enterrar seus alimentos?

Os gatos domesticados aprenderam esse comportamento com seus ancestrais na natureza. “Os gatos selvagens enterram restos de comida como forma de escondê-los dos predadores”, explicou Gary Richter, especialista em saúde veterinária da Rover.

O Dr. Richter disse que enterrar comida permite que haja pouco ou nenhum odor para os predadores encontrarem. “Na natureza, um predador pode tentar rastrear um gato seguindo uma trilha de restos.”

Shadi J. Ireifej, proprietário e diretor médico da VetTriage, afirmou que, embora alguns gatos possam fazer isso e outros não, esse comportamento é realmente instintivo. “Esses comportamentos estão claramente gravados profundamente em seu DNA, transmitidos de seus ancestrais felinos selvagens e evolucionários”, disse Ireifej. Ele também explicou que, além disso, alguns gatos podem fazer isso porque não gostam do alimento ou podem até tentar guardá-la para mais tarde.

Este comportamento deve ser motivo de preocupação?

Se você pegar seu gato fingindo enterrar a comida, não há motivo para se preocupar. Esse comportamento é comum entre os animais e não deve ser motivo de preocupação. No entanto, o Dr. Richter indicou estar ciente de qualquer comportamento que possa ser incomum para o seu amigo peludo. “A única preocupação que eu levantaria é que vi animais tentarem enterrar ou esconder comida quando não estão se sentindo bem”, disse Richter.

Nesse caso, o Dr. Richter aconselhou que você deveria entrar em contato com seu veterinário. “Se um gato está escondendo comida ou derrubando sua tigela e isso não faz parte de seu padrão normal de comportamento, pode ser uma indicação de que algo está errado.”

O Dr. Richter também explicou que se seu animal de estimação enterra o alimento do lado de fora na esperança de voltar a comer mais tarde, pode ser melhor desenterrá-la antes que eles o façam, para que não ingiram comida estragada.

O Dr. Ireifej ressaltou que, se o seu gato não gosta da comida e a está enterrando, mas não a come, é importante mudar sua dieta para melhor atender às suas necessidades e preferências. No entanto, ele também explicou que é muito importante que os donos de animais não confundam enterrar comida com recusa em comer. “A inapetência é anormal e um sinal de náusea ou outra patologia”, acrescentou. “Atenção veterinária imediata é necessária em tais casos.”

  • Back to top