Manual interativo gratuito orienta como cuidar do pet na hora de voltar ao trabalho presencial - Pet é pop

Manual interativo gratuito orienta como cuidar do pet na hora de voltar ao trabalho presencial

Manual interativo gratuito orienta como cuidar do pet na hora de voltar ao trabalho presencial
Manual interativo gratuito orienta como cuidar do pet na hora de voltar ao trabalho presencial
Manual interativo gratuito orienta como cuidar do pet na hora de voltar ao trabalho presencial (Foto: Kelly Sikkema/Unsplash)

Com o início da pandemia e do isolamento social, os pets passaram a ter seus humanos presentes em casa por muito mais tempo, mudando a rotina de todos os envolvidos nessa relação: a presença por períodos mais longos, bem como o novo dia-a-dia (com menos visitas e passeios, por exemplo), ajudou a tornar essas relações ainda mais próximas.

Veja também:

+ Vai voltar ao trabalho presencial? Veja 4 dicas para manter seu pet bem alimentado
+ Sequenciamento genético ajuda a proteger seu cão contra 10 doenças
+ Especialista decifra 6 comportamentos estranhos dos gatos

Com o avanço da vacinação por todo o país, o retorno gradual das pessoas ao trabalho presencial está acontecendo e uma pesquisa realizada pelo Banfield Pet Hospital, revelou que 73% dos pais e mães de pet estão preocupados com a volta ao trabalho e 59% acreditam que os animais de estimação irão sofrer por ansiedade de separação quando esse momento chegar. Para ajudar na adaptação deste momento, a Petlove se uniu à Pet Games e a DogHero para desenvolver o Manual Interativo para o fim do home office.

No formato de tabuleiro, o guia auxilia os pais e mães de pets a lidar com comportamentos indesejados em cães e gatos neste período de “pós-pandemia”. Jade Petronilho, Coordenadora de Conteúdo da Petlove e co-idealizadora do projeto, explica que assim como no início da pandemia, a volta ao dia a dia nas ruas também trará impacto para os pets. Além de Jade, Gabriel Arruda, do time Petlove, as colunistas Petlove, Luiza Cervenka e Isabela Zitti, Isabela Marques, de DogHero e Dalton Ishikawa, médico-veterinário e fundador da Pet Games, também contribuíram com a construção do projeto.

“Com o aumento da vacinação, os pets, que ficaram por mais de um ano ao lado de seus humanosestão sentindo – ou começarão a sentir – a solidão. Para evitar o sofrimento da retomada e possíveis comportamentos consequentes dessa mudança de rotina, desenvolvemos este guia. Com esse material, nossa ideia é ajudar o maior número possível de pets e humanos ao longo desta readaptação”, afirma Jade.

O conteúdo em formato de game conta com 11 casas, cada uma com um conteúdo essencial para a adaptação, com direcionamento para uma página completa com informações e curiosidades. “Acreditamos que os pais e mães de pet acabaram se acostumando com essa nova rotina de ficar em casa, mudando o número de passeios, se aproximando com mais carinho e afeto e também alterando uma possível rotina de alimentação. Por isso, reintroduzir os antigos hábitos – ou novos hábitos, é essencial ao bem-estar animal”, complementa Jade.

No caso dos cachorros, o apego aos seus tutores aumentou, assim como a dependência para comer e brincar. “Muitos cães passaram a se sentir seguros e tranquilos somente na presença do humano. Com o retorno dos humanos ao ambiente de trabalho, isso pode acarretar em diversas questões comportamentais como angústia por separação”, explica Luiza Cervenka, que indica que tutores comecem a fazer mudanças graduais na rotina, saindo a cada dia um pouco, deixando brinquedos para que os cães possam interagir, por exemplo.

O vínculo entre humanos e gatos também aumentou. Isabela Zitti indica saídas graduais para adaptar os bichinhos nessa volta de rotina nas ruas. “Brinquedos educativos ajudam a ocupar o tempo dos gatos, criando uma associação positiva com os momentos de ‘solidão’. Outra ideia é levar objetos novos e que eles gostem, como caixas de papelão e arranhadores, para que eles possam ocupar o tempo explorando esses itens novos”, indica.

Para tornar a volta mais tranquila, a DogHero, empresa do grupo Petlove&Co, oferece serviços que garantem a segurança e bem-estar dos animais, como pet sitter, hospedagem, creche e passeios. Isabela Matos, da DogHero compartilha: “Contamos com soluções que ajudam nessa readaptação, como a creche, que permite que o pet brinque durante o dia, hospedagem domiciliar para viagens e pet sitter, caso você precise se ausentar por pouco tempo ou queira passar o dia fora de casa”.

Quer saber como ajudar seu pet nessa volta de rotina? Acesse aqui.



  • Back to top