Leitura por crianças é um santo remédio contra a timidez em gatos - Pet é pop

Leitura por crianças é um santo remédio contra a timidez em gatos

Leitura por crianças é um santo remédio contra a timidez em gatos
Leitura por crianças é um santo remédio contra a timidez em gatos
Leitura por crianças é um santo remédio contra a timidez em gatos (Foto: Pixabay)

O clube Crime Cats Mystery Club, uma colaboração do abrigo Cat Welfare Association e o autor infantil Wolfgang Parker, incentiva a leitura de crianças para gatos. Entenda!

Veja também:

+ 6 perguntas que você deve fazer aos criadores antes de levar um filhote para casa
+ Gatos não são egoístas, só um pouco confusos, dizem cientistas
+ Fotos: Cães terapeutas ajudam a alfabetizar crianças

O clube funciona assim: crianças da primeira à oitava série lêem em voz alta para os residentes da “sala tímida” no abrigo uma coleção de livros de mistério com curadoria de Parker, o autor da série de mistério Crime Cats.

“Para os gatos mais tímidos, eles se acostumam a ouvir uma voz humana gentil”, explicou Gail Harbert, gerente interina do abrigo, que agora está aberto com hora marcada apenas para adoções. “Isso desperta sua curiosidade e os ajuda a aprender que esses humanos são aliados, e isso os torna mais adotáveis.”

Os jovens leitores também se beneficiam da leitura em voz alta para seus amigos felinos. “Muitos pais me disseram que seus filhos tinham dificuldades e ficavam muito ansiosos para ler em voz alta na aula”, comentou Parker. “O clube de mistério os ajudou a quebrar esse padrão e a ansiedade. Eu mesmo era um péssimo leitor quando tinha a idade deles, e tenho empatia por crianças que têm dificuldade para ler.”

A Crime Cats Mystery Club member reads to a cat, Fred, in 2017.
(Foto: Barbara J. Perenic)

Infelizmente, o clube foi suspenso temporariamente por conta da pandemia do COVID-19. “Por enquanto, está em espera”, lamentou o autor. “É uma pena, porque tínhamos uma inscrição realmente robusta logo antes do início da pandemia, mais de 100 crianças.”

Harbert disse que o abrigo definitivamente reiniciará o clube assim que for seguro para as crianças se reunirem no abrigo. “É muito bonito ver uma criança se apaixonar por um gato”, acrescentou ela.

  • Back to top