Holanda coloca em vigor lei que proíbe a criação de cães como pugs e buldogues - Pet é pop

  • Holanda coloca em vigor lei que proíbe a criação de cães como pugs e buldogues

    -->



    O governo holandês anunciou que vai colocar em vigor a lei destinada a proibir a criação de cães com focinhos considerados muito curtos. Aprovadas desde 2014, as leis não eram aplicadas na prática. Até agora!

    A legislação estabelece a proibição de criação de cerca de 20 raças de focinho curto no país. Eles são definidos em um sistema de medição de cabeças usando as classificações vermelha, laranja e verde.

    • O vermelho aplica-se a cães com um comprimento de focinho menor do que um terço do crânio, como pug e buldogues ingleses e franceses. A criação desses cães deve ser proibida imediatamente.
    • A cor laranja aplica-se a cães com um focinho de um terço a metade do crânio. Com isso a reprodução só é permitida se satisfizer outros critérios estabelecidos para reprodução.
    • Verde aplica-se a cães com um focinho com pelo menos metade do tamanho do crânio, que podem reproduzir sem restrições.

    Para tomar a decisão, os legisladores se basearam em estudos como um feito pela Universidade de Utrecht. O levantamento mostrou que, devido à forma do crânio e do focinho, esses cães enfrentam com mais frequência problemas de bem-estar, como incapacidade de fechar os olhos, dificuldade para respirar, dores de cabeça contínuas e superaquecimento.

    A ministra da Agricultura da Holanda, Carola Schouten, resolveu colocar a lei em prática e já vem mostrando serviço. Em fevereiro, 100 animais foram resgatados de um canil na cidade de Deventer. Mas ali o problema não era o tamanho dos focinhos. O canil, que foi fechado, estava em péssimas condições.

  • Back to top