Há 5 tipos de dono de gato; saiba qual você é - Pet é pop

Há 5 tipos de dono de gato; saiba qual você é

Há 5 tipos de dono de gato; saiba qual você é
Há 5 tipos de dono de gato; saiba qual você é
Há 5 tipos de dono de gato; saiba qual você é (Foto: Freepik)

Um novo estudo examinou o comportamento de um dono de gato para entender o que isso significa sobre seu relacionamento com seu felino, e a pesquisa sugere que é uma via de mão dupla.

Veja também:

+ Gatos são mais espertos que cães? Finalmente a ciência responde
+ 5 coisas que todo dono de gato deve saber antes de levar outro pet pra casa
+ Vídeo: Gato fica ‘hipnotizado’ com queijo e viraliza

A pesquisa “Meu gato e eu – um estudo das percepções do dono do gato sobre seu vínculo e relacionamento” por acadêmicos da Universidade de Lincoln, no Reino Unido, envolveu cerca de 4.000 donos que responderam a uma série de perguntas sobre seu próprio comportamento e o de seu animal de estimação.

Além da pesquisa, a Universidade de Lincoln lançou um novo questionário interativo em seu site para que os donos de gatos possam descobrir que tipo de relacionamento eles têm com seus companheiros felinos.

Apesar da popularidade do gato como animal de estimação, pouco se sabe sobre seu vínculo e relacionamento com os proprietários. O estudo identifica e caracteriza os diferentes tipos de relacionamento que os gatos podem estabelecer com seus donos usando as teorias de apego humano e suporte social.

Cinco formas distintas de relacionamento dono-gato foram identificadas. Essas relações são o que as pessoas podem categorizar como: Relacionamento aberto, Associação remota, Relacionamento casual, Co-dependência e Amizade.

“Os gatos formam relacionamentos emocionais próximos com os humanos, mas pouco se sabe sobre isso. Como acontece com qualquer relacionamento social complexo, o tipo de vínculo do dono do gato é um produto da dinâmica entre os dois indivíduos envolvidos, juntamente com suas características de personalidade”, disse o professor Daniel Mills, especialista em comportamento animal da Universidade de Lincoln.

“Embora muitos gatos possam ser indiferentes, parece que isso não é tão comum quanto pode ser retratado. A sociabilidade mais ampla do gato e das expectativas do proprietário pode ser significativa, e o nível de investimento emocional do proprietário no gato e a sociabilidade do gato parecem ser particularmente importantes para discriminar o tipo de relacionamento que eles têm juntos”, acrescentou ele.

Confira os resultados da pesquisa aqui.

  • Back to top