Grávidas podem limpar as caixas de areia dos gatos? A ciência responde - Pet é pop

Grávidas podem limpar as caixas de areia dos gatos? A ciência responde

Grávidas podem limpar as caixas de areia dos gatos? A ciência responde
Grávidas podem limpar as caixas de areia dos gatos? A ciência responde
Grávidas podem limpar as caixas de areia dos gatos? A ciência responde (Foto: Freestocks/Unsplash)

Uma mulher grávida pode limpar as caixas de areia dos gatos? De acordo com especialistas, há um risco da gestante contrair um parasita que pode ser perigoso para o bebê.

Veja também:

+ Saiba como ensinar seu gato a usar a caixa de areia corretamente
+ Sustentabilidade: saiba como apagar as patinhas de carbono do seu pet
+ Vídeo misterioso: estaria o gato ‘brigando’ com o espelho ou contra outro felino?

De acordo com o veterinário John de Jong, da Boston Mobile Veterinary Clinic, o parasita que pode causar problemas para o bebê é o Toxoplasma gondii, que causa a Toxoplasmose.

Os efeitos em humanos mais comumente vistos são danos à retina no olho, o que pode levar à perda permanente da visão. Por conta disso, o diagnóstico geralmente é feito procurando lesões no olho em um exame oftalmológico ou com exames de sangue em busca de anticorpos.

Se os seus gatos são exclusivamente domésticos, ou seja, não têm acesso livre ao lado de fora da casa, são menos prováveis a contrair o Toxoplasma gondii, pois são os gatos de vida ao ar livre que podem comer presas infectadas que eles pegam e matam.

No caso do gato estar infectado, o parasita é então espalhado pelas fezes, e é por isso que especialistas sugerem que as mulheres grávidas evitem a limpeza das caixas de areia dos felinos durante a gestação.

Quanto aos sinais clínicos em gatos infectados, eles são propensos a anorexia, letargia, febre, entre outros sintomas. Se uma mulher grávida se infectar durante a gravidez, a infecção pode ser transmitida ao feto, que pode se transformar em problemas assim que o bebê nascer ou mais tarde vida, como cegueira ou outras deficiências.

Ao deixar o cuidado da disposição das fezes dos gatos para outra pessoa durante a gestação, você evitará qualquer possibilidade, por menor que seja, de problemas de saúde tanto para a mulher quanto para o bebê.



  • Back to top