Grávidas jamais devem limpar a caixa de areia dos gatos; veterinária explica por quê - Pet é pop

Grávidas jamais devem limpar a caixa de areia dos gatos; veterinária explica por quê

Grávidas jamais devem limpar a caixa de areia dos gatos; veterinária explica por quê
Grávidas jamais devem limpar a caixa de areia dos gatos; veterinária explica por quê
Grávidas jamais devem limpar a caixa de areia dos gatos; veterinária explica por quê (Foto: Daga Roszkowska/Pixabay)

Veterinários estão fazendo um alerta para mulheres grávidas que têm gatos em casa: as fezes dos gatos podem ser muito perigosas, por isso, não devem limpar as caixas de areia dos felinos.

Veja também:

Segundo a Dra. Stephanie Austin, da Bond Vet, a toxoplasmose é um dos principais perigos que as mulheres grávidas correm quando interagem com as fezes dos gatos.

“Os gatos geralmente são infectados ao comer carne contaminada ou fezes infectadas de outro gato. Se o seu gato estiver infectado, é importante seguir padrões de higiene muito bons e lavar as mãos ao lidar com suas fezes”, explicou ela ao site POPSUGAR. “Em geral, também é uma ideia muito boa lavar bem as mãos depois de manusear as fezes. Isso pode representar um risco ainda maior para mulheres grávidas, já que os riscos de transmissão aumentam durante a gravidez.”

O que as grávidas devem fazer para limpar a caixa de areia?

A Dra. Austin sugeriu dar uma olhada nas diretrizes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, que recomendam alimentar gatos apenas com alimentos comerciais secos ou enlatados e limpar a caixa de areia do seu gatinho todos os dias. Ela também deu algumas dicas sobre precauções caso você não tenha um parceiro para assumir a tarefa inteiramente.

“Se possível, evite mexer na caixa de areia do gato. Se ninguém mais puder realizar a tarefa, use luvas descartáveis ​​e lave as mãos com água e sabão depois”, disse ela. “Também é útil trocar a areia diariamente, já que o parasita Toxoplasma não se torna infeccioso até um a cinco dias após ser eliminado nas fezes de um gato. Também é recomendado evitar carnes cruas ou mal cozidas como forma de comida para gatos.”

O que as grávidas devem fazer se suspeitarem de toxoplasmose?

As pessoas que estão esperando um bebê devem simplesmente tomar as precauções de segurança adequadas para evitar a exposição à toxoplasmose. “Se você está grávida ou com a imunidade baixa, pode precisar de tratamento médico para evitar complicações graves. A melhor abordagem, portanto, é a prevenção.”

“Contanto que você siga as recomendações acima, você limitará fortemente os riscos de transmissão da toxoplasmose de um gato para você, especialmente durante a gravidez”, disse ela. “Como sempre, se você tiver alguma preocupação ou achar que pode ter sido exposto, consulte seu médico”, finalizou a Dra. Austin.

  • Back to top