Gatos sentem ciúme? Especialistas respondem - Pet é pop

Gatos sentem ciúme? Especialistas respondem

Gatos sentem ciúme? Especialistas respondem
Gatos sentem ciúme? Especialistas respondem
Gatos sentem ciúme? Especialistas respondem (Foto: Trevin Rudy/Unsplash)

Se você já chegou em casa depois de acariciar outro gato e foi recebido pelo seu felino de estimação com “aquele olhar”? Parece até que seu gato sabe que você esteve perto de outro animal e ele começa a demonstrar sinais de ciúme.

Veja também:

+ Com a ajuda do noivo, Britney Spears ensina seu cão a ‘dirigir’
+ 8 dicas ajudam a encontrar um gato que fugiu de casa
+ ‘Meu gato me odeia’: veja o que especialistas dizem para quem pensa assim

Mas os gatos podem realmente ficar com ciúmes? Se sim, como eles mostram isso e o que você pode fazer sobre isso? Muitas pessoas, incluindo os especialistas em comportamento animal, acham que os gatos demonstram uma forma de ciúme, mas é diferente do ciúme humano.

Ciúme em humanos é descrito como “os pensamentos ou sentimentos de insegurança, medo e preocupação com uma relativa falta de posses ou segurança”, de acordo com a página do Wikipedia sobre ciúmes.

Em gatos, o ciúme pode se apresentar como agressão. Por exemplo, eles mostram agressão a outros gatos que ameaçam sua segurança, especialmente se seu status ou território estiver comprometido. A agressão geralmente vem à tona quando um gato não se sente no controle de seu ambiente.

Por que os gatos ficam com ciúmes?

Os gatos podem ficar com ciúmes e estressados ​​por várias razões diferentes que têm a ver com ser inseguros de alguma forma. As inseguranças podem surgir sempre que houver grandes mudanças em uma casa e seu gato não se sentir no controle de seu ambiente.

Novas pessoas ou animais de estimação na casa podem fazer com que os gatos sintam ciúmes de duas maneiras: estresse, por ter menos recursos porque o recém-chegado os levará embora, e insegurança, sobre seu lugar na casa e a quantidade de atenção que eles receberão em relação ao recém-chegado.

Os gatos podem ter ciúmes de outros gatos?

O ciúme da presença de outro gato é muito comum. Todos os gatos têm personalidades diferentes, e alguns ficarão inseguros e demonstrarão ciúmes com mais facilidade do que outros. Por isso, é importante observar seu gato e observar seus sinais e gatilhos.

Você pode ver a agressão entre gatos quando dois gatos estão estressados ​​​​por terem que viver próximos um do outro. A agressão entre gatos pode ocorrer entre gatos que não se conhecem (como gatos da vizinhança), bem como gatos que vivem uns com os outros.

É especialmente importante ter cuidado ao introduzir um novo gato em sua casa. A agressão é muitas vezes agravada por hormônios, então ter gatos castrados pode ajudar. Consulte o seu veterinário para obter dicas sobre como introduzir um novo gato com segurança.

Meu gato ficará com ciúmes de um novo filhote ou cão adulto?

Muitos gatos mostram agressividade e outros sinais de insegurança em relação a novos animais, e isso inclui cães e filhotes.

Os cães podem ser particularmente difíceis, porque muitas vezes se mudam para a casa e parecem simplesmente “assumir” enquanto exploram a casa, comem da tigela do gato e tiram um pouco da sua atenção.

Não é incomum que um cão excessivamente curioso leve alguns tapas no rosto de seu felino, bem como alguns miados oportunos de um gato na mesma casa.

Os gatos ficam com ciúmes dos bebês?

Os bebês também tendem a destruir o ambiente de um gato. Eles fazem barulhos inexplicáveis ​​e produzem cheiros estranhos (do ponto de vista do seu gato). Além disso, o gato percebe que a noite não é mais um momento tranquilo para o seu gato perambular pela casa, e os níveis de estresse na casa tendem a aumentar. Todos esses exemplos podem contribuir para a insegurança de muitos gatos.

Como você pode saber se um gato está com ciúmes?

Alguns gatos são simplesmente mais confiantes e confortáveis ​​do que outros. Gatos que se sentem inseguros podem apresentar diferentes comportamentos que podem ser interpretados como ciúmes.

Os sinais incluem agressão (como golpes, rosnados ou até mesmo ataques não provocados) e comportamento de estresse (como se esconder ou fazer xixi ou cocô fora da caixa de areia).

Alguns gatos até demonstram comportamento destrutivo, mas os sinais de insegurança variam de gato para gato. Se você perceber mudanças na personalidade do seu gato, converse com seu veterinário.

Como diminuir o comportamento ciumento de um gato?

Os gatos não se tornam inseguros a menos que tenham uma razão para isso, então a melhor maneira de parar o comportamento ciumento em gatos é identificar e eliminar as causas subjacentes.

Às vezes, o problema pode ser outro animal ou pessoa em seu ambiente. Os gatos prosperam em ambientes estáveis ​​e consistentes, onde podem exercer controle, por isso, seu gato pode precisar ter seu próprio espaço que não possa ser invadido por um novo animal de estimação ou pessoa da casa.

Certifique-se de que está dando ao seu gato muita atenção e tempo com você. Se eles precisarem se ajustar a uma grande mudança de vida, permita que o façam em seu próprio ritmo. Peça ajuda ao seu veterinário ou a um especialista em comportamento animal se o seu gato não estiver se adaptando bem.



  • Back to top