Gatos preferem almoço grátis a ter de ‘batalhar’ por ele, indica estudo - Pet é pop

Gatos preferem almoço grátis a ter de ‘batalhar’ por ele, indica estudo

Gatos preferem almoço grátis a ter de ‘batalhar’ por ele, indica estudo
Gatos preferem almoço grátis a ter de ‘batalhar’ por ele, indica estudo
Gatos preferem almoço grátis a ter de ‘batalhar’ por ele, indica estudo (Foto: Pixabay)

De acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Califórnia, os gatos preferem receber sua comida grátis ao invés de ter que trabalhar para comer.

Veja também:

+ Pulgas e carrapatos também atacam gatos; saiba como proteger o seu
+ Vídeo hilário: cão tenta brincar com gato mal humorado e despenca da cadeira
+ Chega ao mercado medicamento inovador para combater a anorexia em gatos

Os resultados da pesquisa, publicados na revista Animal Cognition, são surpreendentes, de acordo com os pesquisadores, porque muitos animais, incluindo outros animais de estimação, gostam de realizar tarefas para obter comida.

Trabalhando com um grupo de 17 gatos de estimação, os pesquisadores presentearam os felinos com uma bandeja de comida de fácil acesso e um quebra-cabeça de comida simples de resolver. Eles descobriram que a maioria dos gatos optou pela bandeja, mesmo aqueles com experiência em quebra-cabeças de comida.

“Há todo um corpo de pesquisa que mostra que a maioria das espécies, incluindo pássaros, roedores, lobos, primatas – até mesmo girafas – preferem trabalhar para sua alimentação”, disse a autora principal do estudo, Mikel Delgado, especialista em comportamento felino. “O que é surpreendente é que, fora de todas essas espécies, os gatos parecem ser os únicos que não mostraram uma forte tendência de contra-carga.”

“Não que os gatos nunca usassem o quebra-cabeça da comida, mas os gatos comiam mais comida da bandeja, passavam mais tempo na bandeja e faziam mais escolhas iniciais para se aproximar e comer da bandeja do que do quebra-cabeça”, acrescentou ela.

Delgado e seus co-autores, Melissa Bain e Brandon Han, não acreditam que a preguiça esteja por trás dos resultados porque os pesquisadores monitoraram os níveis de atividade de todos os felinos participantes. Mesmo muitos dos gatos mais ativos do grupo optaram pela fonte de alimento mais fácil de obter.

No entanto, a motivação dos gatos por trás desta escolha não está clara. Os pesquisadores acreditam que o tipo de quebra-cabeça de comida usado pode ter afetado os resultados, já que o quebra-cabeça não imita os comportamentos naturais de caça de todos os gatos.

  • Back to top