Gatos matam 270 milhões de presas todos os anos, indica estudo - Pet é pop

Gatos matam 270 milhões de presas todos os anos, indica estudo

Gatos matam 270 milhões de presas todos os anos, indica estudo
Gatos matam 270 milhões de presas todos os anos, indica estudo
Gatos matam 270 milhões de presas todos os anos, indica estudo (Foto: Pixabay)

De acordo com um novo estudo, gatos de estimação nos subúrbios do Reino Unido podem matar até 270 milhões de presas por ano.

Veja também:

+ Vídeo fofo: bebê enche de beijos filhote de golden retriever
+ Entenda por que o seu gato gosta tanto de peixe
+ Tudo o que você precisa saber sobre cuidados com as orelhas do seu gato

Os gatos suburbanos que vivem à beira de áreas naturais matam uma média de 34 animais por ano, de acordo com a pesquisa. Aqueles que moravam nos subúrbios, mas cercados por outras casas e mais distantes dos habitats naturais, mataram em média 15 cada.

Gatos que moram em ambos os tipos de áreas mataram quantidades semelhantes de pássaros, mas aqueles na borda dos espaços verdes mataram mais mamíferos, descobriram os pesquisadores da Universidade de Reading e da Universidade Royal Holloway de Londres.

“Eles são uma espécie não nativa. Eles atingem densidades incrivelmente altas, especialmente em ambientes suburbanos. Eles são alimentados por seus donos e recebem cuidados veterinários para que você possa considerá-los mini superpredadores”, disse a Dra. Rebecca Thomas, da Royal Holloway University of London.

Para o estudo, publicado em abril na revista Landscape and Urban Planning, a equipe rastreou os movimentos e a quantidade de presas trazidas para casa por 79 gatos que vivem em Berkshire e Hampshire, durante um período de um ano.

Eles compararam as taxas de predação daqueles que vivem a 100 metros de terra natural e daqueles que vivem a cerca de 1 quilômetro dela. Os animais de estimação próximos à terra natural se aventuraram em média 3,42 hectares ao redor de sua casa, enquanto os demais perambulam em 2,01 ha.

“Uma simples extrapolação baseada nas taxas de predação encontradas neste estudo sugere que os 9,5 milhões de gatos de estimação na Grã-Bretanha podem matar na região de 160 a 270 milhões de presas por ano”, escreveu a equipe de pesquisa.

Eles acrescentaram: “Os gatos domésticos trazem grande alegria e companheirismo aos seus donos, com benefícios para a saúde mental e bem-estar. Mas eles também causam a perda de dezenas de milhões de animais a cada ano por meio da predação, que em alguns casos pode ir além das preocupações com o bem-estar animal e se tornar preocupações de conservação.”



  • Back to top