Gatos e cães podem ser canhotos? A ciência responde - Pet é pop

Gatos e cães podem ser canhotos? A ciência responde

Gatos e cães podem ser canhotos? A ciência responde
Gatos e cães podem ser canhotos? A ciência responde
Gatos e cães podem ser canhotos? A ciência responde (Foto: Camylla Battani/Unsplash)

Já se perguntou se, assim como os humanos, os cães e gatos podem ser destros ou canhotos? Confira o que a ciência tem a dizer!

Veja também:

Você pode ter percebido que quando seu pet vai fazer as coisas cotidianas, como pegar um brinquedo, arranhar, coçar, ele pode usar mais uma pata do que a outra.

O “mito” de que os cães e gatos podem ser canhotos ou destros, assim como os humanos, é verdade? De acordo com a cientista animal, Kris Descovich, da Universidade de Queensland, eles podem ter uma preferência, sim.

“É um fenômeno realmente interessante, chamado de lateralização”, disse a Dra. Descovich. “Está ligado à especialização hemisférica, onde um lado do cérebro é mais dominante.”

Mas, ao invés de ser capaz de dizer que todos os gatos são canhotos ou todos os cães são destros, tudo se resume ao animal individual. “Não há preconceito no nível da espécie, mas cães e gatos individuais parecem ter preferência a pata esquerda ou a direita”, explicou ela.

“Em gatos, a pesquisa descobriu que as fêmeas têm mais probabilidade de usar mais a pata direita e os machos, a esquerda”, contou a cientista.

O viés lateral não afeta apenas a escolha da pata de nossos animais de estimação. “Se você apresenta uma ameaça do lado esquerdo, o animal é muito mais reativo a essa ameaça do que do lado direito”, acrescentou ela. “Para comida, eles podem ser mais reativos à direita.”

  • Back to top