Gatos caseiros também pegam pulgas; saiba como proteger o seu - Pet é pop

Gatos caseiros também pegam pulgas; saiba como proteger o seu

Gatos caseiros também pegam pulgas; saiba como proteger o seu

"Gatos

Muitos donos de gatos acabam deixando passar que gatos domésticos, até os que não têm vida livre, são suscetíveis a contraírem pulgas.

Veja também:

Saiba como proteger seu pet contra pulgas e carrapatos durante o verão
Saiba como apresentar um novo membro da família para o seu gato
Nova plataforma facilita a adoção segura de cães e gatos

De acordo com especialistas, existem muitas maneiras pelas quais seus gatos podem pegar pulgas. Confira o que fazer e como se livrar desses insetos, evitando que as pulgas se alimentem de seus gatinhos:

Como os gatos internos podem pegar pulgas?

Embora os cães possam acidentalmente trazer pulgas para dentro de uma casa após uma caminhada, infelizmente existem muitas maneiras mais discretas de esses animais entrarem em sua casa. “Tanto as pulgas adultas quanto os ovos das pulgas podem cair de outros animais de estimação, roupas ou sapatos e sobreviver em tapetes e entre as tábuas do assoalho”, disse Dr. Zay Satchu, co-fundador do Bond Vet e veterinário-chefe, à POPSUGAR.

“Em prédios de apartamentos, as pulgas são geralmente carregadas por cães e podem pular no seu gatinho, mesmo que nunca saiam de sua casa. Por exemplo, se você estiver caminhando onde os ovos da pulga caíram, você carrega os ovos para o seu apartamento, onde eles eclodem e as pulgas adultas pegam carona.”

Quais são alguns sintomas que os gatos apresentam quando têm pulgas?

Os gatos são conhecidos por esconder o fato de que não estão se sentindo bem de seus donos. No entanto, se você começar a ver mais cortes na pele, especialmente ao redor das orelhas ou arranhões constantes, faça um exame rápido em casa. “Os sinais de que seu gato pode ter pulgas incluem arranhar ou morder a pele em excesso, alisar excessivamente, vermelhidão da pele ou crostas”, disse o Dr. Satchu. “Dependendo da gravidade da infestação, você também pode ser capaz de ver as pulgas.”

Como tratar uma infestação?

“Eu recomendo visitar um veterinário se você suspeitar de pulgas”, disse o Dr. Satchu, observando que as pulgas podem levar a mais problemas médicos para o seu gatinho. “Isso ocorre porque as pulgas também podem transmitir parasitas intestinais ao seu gatinho e causar anemia, então fazer um checkup geral garantirá que não há mais nada acontecendo.”

Depois que seu veterinário lhe dá um diagnóstico oficial, tratar seus amigos de quatro patas não é tão difícil. “Seu veterinário pode oferecer uma pílula de uso único que pode matar rapidamente qualquer pulga adulta viva em seu gato”, explicou ela. “Depois, você precisará continuar a prevenção tópica de pulgas por vários meses”, afirmou o especialista.

Como prevenir a recorrência de uma infestação?

Manter o controle da medicação contra pulgas do seu gato é fundamental, mesmo que ele nunca saia de casa. Além disso, os donos do animal de estimação podem comprar um pente contra pulgas barato para facilitar a verificação regular desses insetos irritantes.

“Garantir que você mantenha a prevenção é importante porque se seu gato tiver pulgas, também haverá ovos em sua casa”, disse o Dr. Satchu. “Os tópicos controlam as infestações de adultos vivos, mas não afetam os ovos do ambiente. Depois que eclodem, precisamos cuidar deles também. Manter o seu gatinho com uma prevenção mensal atualizada ajuda a prevenir infestações no futuro”, finalizou.

  • Back to top