Gato que inspirou best-seller ganha estátua em Londres - Pet é pop

Gato que inspirou best-seller ganha estátua em Londres

Gato que inspirou best-seller ganha estátua em Londres
Gato que inspirou best-seller ganha estátua em Londres
Gato que inspirou best-seller ganha estátua em Londres (Foto: Adrian Lobb)

O gato que inspirou o best seller “A Street Cat Named Bob” foi imortalizado em Islington Green, norte de Londres, com uma estátua de bronze.

Veja também:

+ Conheça o gato mais caro de Londres, avaliado em mais de R$ 27 mil
+ Os gatos detestam mesmo água? Veja o que a ciência tem a dizer
+ Gatos têm mais chances que cães de se infectar com coronavírus, indica estudo

A homenagem ao gato cuja história tocou o coração de milhões em todo o mundo. “Eu sei que estátuas são um assunto muito quente no momento. Mas eu acho que esta é uma estátua que todos podem apoiar”, disse James Bowen, dono do felino que morreu em junho de 2020.

O ex-vendedor encontrou Bob ferido e abandonado em 2007 e cuidou do gatinho, que por sua vez deu a ele um motivo para se levantar todas as manhãs. A história de como eles se tornaram inseparáveis, tocando e vendendo o jornal The Big Issue nas ruas de Londres, rapidamente se tornou um best-seller.

Foi um dia especial para James e para todos cujas vidas foram tocadas pela história de Bob. James canalizou sua dor para a luta para criar uma homenagem adequada e permanente a Bob.

“É uma sensação realmente catártica”, disse ele ao The Big Issue enquanto se sentava em um dos novos bancos ao lado da estátua. “Este é o lugar onde tudo começou, onde Bob e eu costumávamos ir todos os almoços.”

“Todo o esforço para fazer acontecer valeu a pena. Para conseguir o financiamento, para obter o apoio do Conselho de Islington, e fazer isso tão rapidamente. É tão fofo. Isso mostra que este é o lar espiritual de Bob”, acrescentou James.

“E estar aqui agora, em nosso lar espiritual, é muito especial. Bob sempre fará parte de Islington. Nós deixamos uma marca aqui. Estou muito orgulhoso dele. Bob está definitivamente aqui hoje. Trouxe suas cinzas para que ele pudesse fazer parte do dia”, disse ele.

E Bob já havia sido imortalizado. O gato ruivo de rua ganhou fama, primeiro se tornando um herói local empoleirado nos ombros de James enquanto ele vendia jornais em Londres, e depois como a estrela dos livros do ex-vendedor.

A série, que começou com “A Street Cat Named Bob” em 2012, vendeu mais de oito milhões de cópias em mais de 40 idiomas, incluindo português como “Um Gato de Rua Chamado Bob”.

Há também as duas adaptações para o cinema, estrelando Luke Treadaway como James Bowen ao lado de Bob, que interpretou ele mesmo. E Bob está guardado no coração de tantos que foram tocados por sua edificante história de amor, lealdade, esperança e redenção.

Street Cat Bob statue unveiled
(Foto: Adrian Lobb)
Street Cat Bob statue
(Foto: Adrian Lobb)
James Bowen and Big Issue vendor William with the Street Cat Bob statue
(Foto: Adrian Lobb)
  • Back to top