Gato laranja é menos inteligente que os demais? A ciência responde - Pet é pop

Gato laranja é menos inteligente que os demais? A ciência responde

Gato laranja é menos inteligente que os demais? A ciência responde
Gato laranja é menos inteligente que os demais? A ciência responde
Gato laranja é menos inteligente que os demais? A ciência responde (Foto: Sam Chang/Unsplash)

Após uma discussão online levantar a questão de gatos laranjas serem menos inteligentes do que outros gatos, a ciência veio dar a resposta.

Veja também:

+ Por que os gatos alaranjados são tão especiais? A ciência responde
+ Especialista em comportamento felino dá 5 dicas de bons modos para o seu gato
+ Saiba como diagnosticar e o que fazer caso seu gato pegue um resfriado

Segundo cientistas, esta observação é mais um conjunto de estereótipos em relação à cor da pelagem dos gatos. Zarah Hedge, diretora médica da San Diego Humane Society, explicou isso em um comunicado.

De acordo com ela, embora possa haver alguns componentes genéticos associados à cor da pelagem que também influenciam a personalidade, há poucas evidências científicas para provar isso nos gatos domésticos e a cor da pelagem dos gatos pode variar dentro da mesma raça.

No caso das raposas prateadas, por exemplo, os estudos mostram evidências claras que a cor da pelagem seja associada ao comportamento animal.

Embora não haja evidências científicas, alguns acreditam e tomam decisões sobre qual gato adotar com base nessas observações. Zarah alertou que “isso pode fazer com que as pessoas tenham expectativas irrealistas sobre como um gato se comportará em casa” e pode ser prejudicial.

Outro estereótipo associado ao gato laranja é que embora seja menos inteligente, é mais amigável e sociável do que os outros. Isso pode ser devido ao uso frequente de gatos laranja na televisão como Garfield, o famoso personagem de desenho animado.

A especialista acredita que, nesse caso, os criadores tinham animais de estimação semelhantes, mas eles também podem ter sido influenciados pelo mesmo estereótipo. Outro estereótipo criado por humanos também afirma que um gato bicolor é mais brincalhão e que um gato preto é sinal de mau preságio.

Os gatos de três cores também são alvos de estereótipos e são considerados mais ousados ​​e enérgicos. “Há uma crença de longa data de que os gatos tricolores têm o que é chamado de ‘suor’ ou ‘atitude de tartaruga’ porque os cascos de tartaruga são conhecidos por serem mais picantes e rudes”, disse Zarah Hedge à Publishing.

A especialista concluiu, destacando um estudo da University of California, Los Angeles de 2016, que nenhuma diferença na atitude do gato foi encontrada entre as cores da pelagem e que “cada gato tem sua própria personalidade única”.



  • Back to top