Gatinha celebridade da mesquita Hagia Sophia morre aos 16 anos - Pet é pop

Gatinha celebridade da mesquita Hagia Sophia morre aos 16 anos

Gatinha celebridade da mesquita Hagia Sophia morre aos 16 anos
Gatinha celebridade da mesquita Hagia Sophia morre aos 16 anos
Gatinha celebridade da mesquita Hagia Sophia morre aos 16 anos (Foto: Reprodução/Twitter)

A famosa gata residente da Hagia Sophia, Gli faleceu aos 16 anos após adoecer em setembro, de acordo com um anúncio do governador de Istambul, Ali Yerlikaya, no sábado.

Veja também:

Conheça a gata que vive na Basílica de Santa Sofia, em Istambul
Artista japonês transforma gatos em reis em pinturas; veja fotos
Conheça o gato de sobrancelhas estilosas que conquistou os internautas

“A gata de Hagia Sophia, Gli, que estava sendo tratada em uma clínica veterinária particular em Istambul desde 24 de setembro, infelizmente faleceu devido à sua velhice”, disse Yerlikaya no Twitter. “Jamais nos esqueceremos de você, Gli”, acrescentou.

A gata mundialmente famosa nasceu na mesquita e passou toda a sua vida lá. O local foi transformado em uma mesquita após 86 anos de funcionamento como um museu. Antes disso, o local foi uma mesquita imperial por quase 500 anos, após a conquista otomana da cidade em 1453 e, antes disso, a igreja bizantina mais importante por cerca de 1.000 anos.

Depois que a Hagia Sophia foi redesenhada como mesquita, as autoridades turcas garantiram ao público que o local continuaria sendo a casa de Gli. Ela foi enterrada no pátio da mesquita.

Gli, que significa “união de amor” em turco, era popular entre turistas e visitantes, incluindo o presidente dos EUA, Barack Obama, que foi fotografado acariciando-a durante uma visita de 2009. Além disso, ela tinha mais de 120.000 seguidores em sua conta do Instagram, criada por um guia turístico local.

  • Back to top