Fotos: Cães terapeutas ajudam a alfabetizar crianças - Pet é pop

Fotos: Cães terapeutas ajudam a alfabetizar crianças

Fotos: Cães terapeutas ajudam a alfabetizar crianças
Fotos: Cães terapeutas ajudam a alfabetizar crianças
Fotos: Cães terapeutas ajudam a alfabetizar crianças (Foto: Supplied)

O Dia Mundial da Leitura em Voz Alta, celebrado em 3 de fevereiro, foi um dia agitado para os “Reading Dogs”, cães terapeutas responsáveis por ajudar na alfabetização de crianças.

Veja também:

Os cães, especialmente treinados pela The Animal Agency, vão às escolas dos Emirados Árabes Unidos todos os anos para ajudar as crianças a aprender a ler em voz alta.

No entanto, a pandemia fez com que as visitas presenciais dos cães fossem pausadas por enquanto. Então, este ano, os encontros se tornaram virtuais, oferecendo duas sessões de leitura online grátis para crianças hospedadas por alguns dos cachorrinhos mais eruditos da Agência.

Millie e Maple, os pugs, e Ginger, a raça mista, realizaram duas sessões virtuais de Reading Dogs com crianças de todos os Emirados Árabes Unidos ontem, mostrando que até mesmo o reino animal teve que se aventurar nas maravilhas da tecnologia de chat de vídeo devido ao COVID-19 .

Reading Dogs
(Foto: Supplied)

É necessário um tipo especial de cão para se tornar um cão de leitura, diz a fundadora Karalynn Thomson: “O cão deve ter um temperamento calmo, estar confortável em novos ambientes e situações e estar confortável e feliz sendo abordado e acariciado por crianças.”

Embora esses amigos peludos sejam muito espertos, eles não aprendem realmente a ler a si mesmos, é claro. Sua magia animal tem tudo a ver com transmitir confiança nas crianças, e há pesquisas científicas que mostram que os cães de leitura podem não apenas melhorar as habilidades de leitura dos alunos e aumentar o confiança de leitores com dificuldades, mas também podem encorajar leitores fortes a perseverar em tarefas de leitura mais longas e desafiadoras.

Reading Dogs
(Foto: Supplied)

Pesquisas descobriram que os esquemas de leitura com cães podem melhorar a fluência de leitura das crianças em 12-30% e também oferecem uma série de benefícios sociais e emocionais.

“Pesquisas mostram que os cães trazem um elemento divertido para a leitura, tornando-a mais agradável para os jovens – principalmente para aqueles que têm dificuldade para ler”, diz Karalynn. “Isso lhes dá confiança porque o cão não os julga, não os corrige e os coloca em uma posição de liderança. Eles se sentem como professores quando estão lendo para o cachorro.”

Muitas das crianças acham a leitura em voz alta um pouco assustadora no início e, depois, ao longo do programa, ficam mais confiantes. Eles também ficam mais confiantes ao responder perguntas sobre os livros que estão lendo.

“Frequentemente descobrimos que as crianças querem se desafiar com livros mais difíceis ao longo do programa e muitas crianças também se tornam cada vez mais motivadas a ler mais em casa, especialmente para seus animais de estimação”, diz Karalynn.

1.2122090-634704290
(Foto: Supplied)

Então, que tipo de cachorro é o melhor cachorro para ler? “Não existe um tamanho ou raça que se adapte melhor ao trabalho, nossa equipe canina vem em todas as formas e tamanhos”, diz Karalynn. “Todos os nossos cães passam por uma avaliação e entram em um programa de treinamento. Só depois de completarem o treinamento é que se tornam um cão leitor de pleno direito.”

Os maiores cães da agência são Lost, o pastor alemão, e Tia, a boiadeira de berna, enquanto os menores são Millie e Maple, os pugs. “Todos os nossos cães têm seus próprios personagens e trabalhamos com escolas para combinar o cão com a classe que eles visitam”, explica Karalynn.

“Lost e Hershey, os Basset Hounds, são incrivelmente calmos, então tendemos a combiná-los com crianças mais novas ou grupos nervosos. Bhalu, o pastor australiano e Ginger, a raça mista, sabem muitos truques, então são ótimos com classes de crianças mais velhas.”

Reading Dogs
(Foto: Supplied)

Depois, há o sábio Chubby, o cocker spaniel: “Chubby é o nosso cão terapeuta qualificado que trabalha com grupos NEE e crianças determinadas”. Muitos membros da equipe, como Ramadi, o saluki, são cães de resgate, então Karalynn diz que eles são ótimos para ensinar as crianças sobre cuidados e bem-estar animal.

Embora as sessões virtuais tenham sido uma ótima maneira de conectar as crianças com os caninos durante a pandemia, os filhotes estudiosos estão perdendo a oportunidade de ver seus colegas de escola pessoalmente. “Nossos cães adoravam visitar seus amigos, Tess, a Labrador, fica tão animada quando sua dona veste a camiseta da escola que tem que escondê-la até que estejam prontos para entrar no carro!”.

“Os alunos realmente formam um vínculo especial com os cães e odiamos que tanto os alunos quanto os cães estejam perdendo isso. Realmente esperamos poder voltar às visitas às escolas em breve”, finalizou Karalynn.

Reading Dogs
(Foto: Supplied)
  • Back to top