Fala que ele te escuta: nova pesquisa mostra que cães entendem 89 palavras e frases - Pet é pop

Fala que ele te escuta: nova pesquisa mostra que cães entendem 89 palavras e frases

Fala que ele te escuta: nova pesquisa mostra que cães entendem 89 palavras e frases
Fala que ele te escuta: nova pesquisa mostra que cães entendem 89 palavras e frases
Fala que ele te escuta: nova pesquisa mostra que cães entendem 89 palavras e frases (Foto: Cynthia Smith/Unsplash)

De acordo com um novo estudo conduzido por pesquisadores da Dalhousie University, no Canadá, os cães entendem em média 89 palavras e frases.

Veja também:

+ Pesquisadores desenvolvem telefone para que cães ‘falem’ com seus donos
+ Brinquedos usados viram próteses para pets em abrigo na Palestina
+ Confira os cuidados que você deve ter com seu gato nas festas de fim de ano

Os resultados, publicados na revista Applied Animal Behavior Science, revelou como os cães podem desenvolver um vocabulário abrangente de palavras que ouviram de seus donos.

A equipe entrevistou 165 proprietários de cães de várias raças diferentes. Os donos relataram as diferentes palavras e frases que seus animais de estimação parecem entender, bem como a raça, idade, sexo e histórico de treinamento de seus cães.

Os participantes relataram que, em média, seus cães responderam a 89 palavras, 78 da lista fornecida pelos pesquisadores e 11 adicionadas pelos próprios donos. No entanto, os cães menos responsivos reagiram apenas a 15 palavras, enquanto os animais de estimação mais responsivos sabiam até 215.

Quando se trata de contar quais palavras os cães realmente conhecem, os autores do estudo contaram apenas palavras ou frases que fizeram cada cão olhar para cima, gemer, correr, abanar o rabo ou realizar uma tarefa relacionada a essa palavra, como sentar ou deitar.

A maioria das frases conhecidas eram comandos, como “senta”, “vem”, “desce”, “fica”, “espera”, “não” e “deixa isso”. Alguns dos cães também sabiam palavras relacionadas a comida e brinquedos, incluindo “petisco”, “café da manhã”, “jantar” e “bola”.

De acordo com a equipe de pesquisa, as raças de cães mais responsivas incluem Pastor Australiano, Border Collie, Pastor Alemão, Bichon Frise, Cavalier King Charles Spaniel e Chihuahua. As raças com o menor vocabulário são Beagles e Boxers.

No entanto, os pesquisadores observam que um cão respondendo a uma palavra não significa que ele realmente entendeu seu significado. É possível que os animais peludos tenham aprendido a associar certos sons humanos aos eventos que se seguem, como receber uma guloseima depois de receber a ordem de “sentar”.

“Com pesquisas adicionais, nossa ferramenta pode se tornar um instrumento de pesquisa eficiente, eficaz e econômico para mapear algumas de suas competências e talvez ajudar a prever precocemente o potencial de cães individuais para várias profissões”, escreveu a equipe de pesquisa.



  • Back to top