Estudo mostra que cães não espalham o coronavírus, já os gatos... - Pet é pop

Estudo mostra que cães não espalham o coronavírus, já os gatos…

Imagem de Kishore Ragav Ganesh Kumar por Unsplash

Quando a pandemia começou, uma das preocupações dos donos de pets era: será que meu bichinho pode contrair o novo coronavírus? Um estudo recente mostrou que os cachorros não espalham o covid-19, mas os gatos sim.

Veja também:

Segundo cão testa positivo para Covid-19 nos EUA
Coronavírus: empresa lança serviço de veterinário em domicílio
7 maneiras eficazes de limpar as patinhas do seu cão

10 animais foram testados para a reação ao covid-19 e se eles são capazes de transmitir ou não. O estudo publicado pelo Proceedings of the National Academy of Sciences mostrou que tanto cães como gatos podem ser infectados pelo coronavírus, mesmo que assintomáticos, e apenas os gatos transmitiram o vírus para outros gatos saudáveis.

Porém, o mesmo estudo demonstrou que, após a infecção, eles desenvolvem uma resposta imunológica muito forte contra o vírus, podendo torná-los candidatos para a testagem de uma nova vacina.

Os testes foram realizados inserindo uma amostra do coronavírus no nariz dos animais, que estavam levemente sedados. A coleta das partículas dos espirros dos animais foram utilizados durante quatro semanas para a verificação do vírus.

Nos cães, não houveram quantidades significativas do vírus presente nas amostras, nos gatos, sim, entre cinco a sete dias após a infecção.

Imagem de Moon App por Unsplash

No segundo teste, foi realizado o mesmo processo, mas colocando os animais infectados para coabitarem com animais saudáveis. Os gatos saudáveis foram infectados pelos que possuíam o vírus em até cinco dias após o primeiro contato.

Este estudo mostra que, apesar de não ser visível pela falta de sintomas comuns aos humanos, como febre, tosse e espirros, os nossos animais são suscetíveis a serem infectados pelo coronavírus.

  • Back to top