Estudo explica por que amamos tanto pugs e outros cães com focinho achatado - Pet é pop

Estudo explica por que amamos tanto pugs e outros cães com focinho achatado

Estudo explica por que amamos tanto pugs e outros cães com focinho achatado. (Foto: Lucas Santos/Unsplash)
Estudo explica por que amamos tanto pugs e outros cães com focinho achatado. (Foto: Lucas Santos/Unsplash)
Estudo explica por que amamos tanto pugs e outros cães com focinho achatado. (Foto: Lucas Santos/Unsplash)

De acordo com um novo estudo, as pessoas adoram cães com focinhos achatados, como pugs e buldogues, porque eles têm maior probabilidade de fazer contato visual com os humanos.

+ 35% dos casais britânicos que dormem com pets deixam de fazer sexo
+ Dia de Star Wars: confira os dez personagens que mais dão nome a pets
+ Aprenda a traduzir o que o seu gato está tentando dizer

A autora principal da pesquisa, Zsófia Bognár, estudante do departamento de etologia e pesquisadora do Senior Family Dog Project na Eötvös Loránd University na Hungria, explica que este contato visual é muito importante para fortalecer laços entre os humanos e os animais de estimação.

O estudo foi publicado quinta-feira na revista Nature Scientific Reports e explica que os cães também se beneficiam da interação olho no olho: os níveis de oxitocina, o hormônio de ligação, aumentam para ambas as espécies quando fazem e mantêm contato visual.

Para explorar quais fatores podem tornar o contato visual mais provável, Bognár e seus colegas reuniram 125 cães para o experimento comportamental. Todos os cães foram submetidos a uma bateria de testes, que começou com os cães encontrando um voluntário desconhecido. Em uma parte posterior da série, os cães foram convidados a brincar com o voluntário.

O teste avaliou a disposição dos cães de fazer contato visual com seus novos amigos humanos. Os pesquisadores contaram quantas vezes cada cão fez contato visual em cinco minutos e descobriram que você pode melhorar a disposição do seu cão de estabelecer contato visual.

Cães com focinhos achatados, como boxers, buldogues, buldogues franceses, Boston terriers e pugs, têm aquele olhar sério porque seus olhos são estruturados de forma diferente dos de outros cães (eles têm mais células ganglionares da retina, que são responsáveis ​​pelo processamento inicial da informação visual no centro de seus campos visuais), isso significa que eles podem se concentrar mais facilmente no que está à sua frente, como seus donos.

woman about to kiss dog
(Foto: Unsplash)

De acordo com Bognár, cães com focinho longo têm olhos mais voltados para a visão periférica; isto é, ver o que está ao lado deles, em vez do que está à frente deles. Filhotes e cães brincalhões também costumavam olhar fixamente nos olhos de seus donos. Os cães que trabalham ou pastoreiam são naturais, porque são criados para “realizar suas tarefas ao lado dos humanos”.

Cães de estimação que não buscam naturalmente o contato visual podem ser treinados para isso. “Você pode melhorar a disposição de seu cão de estabelecer contato visual, o que também pode melhorar seu relacionamento”, disse ela.

A Dra. Katherine Houpt, professora emérita de medicina do comportamento animal do Cornell University College of Veterinary Medicine, em Ithaca, Nova York, disse que é uma boa ideia treinar um cão para fazer contato visual.

“Porque se você disser ‘olhe’ e o cachorro olhar em seus olhos, ele não estará focado no carro que passa ou em outro cachorro que deseja perseguir. Você terá mais controle sobre ele, bem como um relacionamento melhor”, justificou a especialista.

“É muito fácil treinar um cachorro para fazer isso”, disse Houpt. “Você segura um pedaço de comida longe de você. A maioria, se não conseguir o que quer, vai olhar para você. Assim que o fizerem, você diz ‘olha’ e dá a comida. Depois de cerca de 20 vezes, torna-se um comando.”

  • Back to top