Estudo: cães e gatos melhoraram a saúde mental dos donos durante a pandemia - Pet é pop

Estudo: cães e gatos melhoraram a saúde mental dos donos durante a pandemia

Estudo: cães e gatos melhoraram a saúde mental dos donos durante a pandemia
Estudo: cães e gatos melhoraram a saúde mental dos donos durante a pandemia
Estudo: cães e gatos melhoraram a saúde mental dos donos durante a pandemia (Foto: Tamas Pap/Unsplash)

O Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM™, parte da Mars Petcare, tem dedicado uma grande parcela de suas pesquisas às temáticas relacionadas à interação humano-animal, para comprovar o quanto essa relação é benéfica. Em uma pesquisa incluindo a HABRI (Human Animal Bond Research Institute) e outras instituições, foram encontrados progressos significativos na explicação de como os pets desempenham um papel importante na saúde e bem-estar humano.

Veja também:

+ Gatos ficaram mais afetuosos durante a pandemia, indica estudo
+ Conheça Akira, o cão esperto que aprendeu matemática e as cores durante a quarentena
+ Pesquisa: para 78% dos donos, pets ajudaram a diminuir estresse e ansiedade na pandemia

Alguns estudos das instituições mostram que os tutores são menos propensos a desenvolverem obesidade, realizam mais atividades físicas, têm risco reduzido de doenças cardíacas e são mais conectados socialmente do que aqueles que não têm um pet.

As pesquisas também apontam que gatos e cães oferecem inúmeros benefícios para pessoas com problemas de saúde mental e também contribuem para a redução do estresse do dia a dia. Para alguns indivíduos a presença de um pet aumenta o apoio social, reduz a solidão e a sensação de isolamento. As crianças também obtêm diversos ganhos a partir desta relação, tais como: o desenvolvimento do senso de responsabilidade e o comportamento carinhoso, que possuem forte associação com o apego ao animal.

Além disso, as pesquisas mostram que:

• Gatos e cães satisfazem a necessidade de confiar ou conversar com alguém, por serem companheiros e estarem sempre disponíveis;

• A relação humano-animal desenvolve consciência social, criando habilidades de relacionamento que aprimoram a capacidade de interação com as pessoas;

• Tutores frequentemente relatam que conheceram pessoas e fizeram amigos durante as caminhadas com seus pets;

• Os adolescentes demonstram satisfação na companhia dos animais, por estarem sempre em busca de amor e apoio, além de se envolverem em menos conflitos com seus irmãos.

A relação entre humanos e animais evolui diariamente na busca por entendimento e aprendizado sobre quando, onde e como essa convivência pode ser ainda mais positiva para ambos. Tanto a HABRI quanto a Mars Petcare estão fortemente comprometidas com a missão de fazer um mundo melhor para os pets e revelar como essa relação se torna cada vez mais favorável.

  • Back to top