Estudo: Batimento cardíaco dos cães melhora 46% quando dono diz ‘eu te amo’ - Pet é pop

Estudo: Batimento cardíaco dos cães melhora 46% quando dono diz ‘eu te amo’

Estudo: Batimento cardíaco dos cães melhora 46% quando dono diz ‘eu te amo’
Estudo: Batimento cardíaco dos cães melhora 46% quando dono diz ‘eu te amo’
Estudo: Batimento cardíaco dos cães melhora 46% quando dono diz ‘eu te amo’ (Foto: Chewy/Unsplash)

Se você é dono de um cachorro, já sabe que ele o entende. Mas um novo estudo, conduzido pela Canine Cottages, mostra que os cães não apenas entendem seus humanos, mas também o que os donos estão dizendo: o estudo revelou que os batimentos cardíacos dos cães aumentaram, em média, 46 por cento quando seus donos disseram “eu te amo” para eles.

Veja também:

Luto na família real: Lupo, o cão de Kate e William, morre aos 9 anos
4 terapias não tradicionais que vão fazer seu cão viver mais e melhor
Quer saber o que o seu cão pensa? Confira essas dicas

Para o experimento, os pesquisadores da Canine Cottages colocaram coleiras de controle de frequência cardíaca em quatro cães para mostrar como sua frequência cardíaca mudou durante interações específicas.

Durante o período de uma semana, os cães tiveram uma frequência cardíaca média em repouso de 67 batimentos por minuto (bpm). No entanto, quando seus donos diziam “eu te amo”, eles atingiam uma média de 98 bpm.

Da mesma forma, os cães exibiam relaxamento – uma redução de 23 por cento para cerca de 57 bpm – quando se aninhavam com seus donos. Em um comunicado à People, a gerente de campanhas da Canine Cottages, Shannon Keary, disse: “É incrível ver que a frequência cardíaca de nossos cães aumenta quando a gente diz que eles são amados, mostrando entusiasmo, e diminui quando dão abraços, mostrando contentamento.”

Embora o tamanho da amostra do estudo seja limitante, qualquer dono de cachorro ou amante de animais dirá que você não precisa de nenhuma evidência empírica para provar não apenas que seu cão entende o que você está dizendo, mas também que ele é capaz de receber, apreciar e expressar seu amor.

De acordo com a Canine Cottages, existem certas maneiras de seu cão expressar seu amor por você; as ações incluem beijar/lamber, acariciar, saudar, compartilhar seus brinquedos ou ser generoso, mostrar a barriga, agir com lealdade, pular, destruir seus pertences, e ir até você quando estiver ferido, angustiado ou em qualquer desconforto.

Qualquer dono de animal sabe o quão bom é ter um animal de estimação, mas com certeza é legal que a ciência o confirme. Lembre-se de agradecer ao seu filhote por tudo o que ele faz por você com petiscos extras, caminhadas ou até mais “eu te amo” hoje!

  • Back to top