Especialistas indicam o jeito certo de cuidar dos dentes do seu cão - Pet é pop

Especialistas indicam o jeito certo de cuidar dos dentes do seu cão

Especialistas indicam o jeito certo de cuidar dos dentes do seu cão
Especialistas indicam o jeito certo de cuidar dos dentes do seu cão
Especialistas indicam o jeito certo de cuidar dos dentes do seu cão (Foto: Cierra Voelkl/Unsplash)

Quase todos os cães desenvolvem problemas dentários e mau hálito ao longo da vida. Por isso, é importante cuidar dos dentes do seu cãozinho para evitar que ele fique com a saúde bucal prejudicada.

Veja também:

+ Vídeo: tosa dá muito errado e dona chora de desespero
+ 5 dicas ajudam você a interpretar os pensamentos do seu gato
+ 9 causas do mau hálito em cães e as possíveis soluções para o problema

Limpar os dentes do seu cão é tão importante quanto dar banho.  Mas seu cão não abrirá a boca de bom grado para você. Portanto, parte da limpeza dos dentes inclui ensiná-lo o que esperar para que não se sinta assustado.

Confira um passo a passo completo para que os dentes do seu cão fiquem limpinhos:

1. Reúna suprimentos

Traga tudo o que você planeja usar para o local em que você limpará os dentes do seu cão. Você pode querer manter as ferramentas de limpeza de dentes no mesmo lugar que seus outros suprimentos de higiene.

Seu filhote deve eventualmente aproveitar a experiência e esperar o evento. Para acelerar o processo, escolha um lugar que seu cão já associe a momentos de diversão ou recompensas gostosas, como na cozinha perto da tigela de comida.

Além disso, pense em um horário conveniente. Os cães adoram rotina, então limpar os dentes do seu animal de estimação no mesmo local e hora pode ajudar seu amigo peludo a ver a limpeza dos dentes como parte de um dia normal.

2. Toque a boca do seu cão

Antes de começar, coloque uma toalha em seu colo para que seu animal de estimação possa sentar-se durante a limpeza. Caso seu cachorro seja muito grande, coloque a toalha no chão e ajoelhe-se ao lado do seu filhote. A toalha torna-se a dica do seu cão de que é hora de limpar os dentes.

Comece acariciando seu filhote, prestando atenção especial à parte externa da boca e dos lábios. Se ele permitir e você se sentir confortável, coloque seus dedos na boca dele. Melhor ainda, deslize um dedo dentro de sua bochecha para acariciar os lados de seus dentes.

Ele não precisa abrir suas mandíbulas. Sua língua mantém a superfície interna de seus dentes limpa, então você só precisa cuidar da superfície externa. Faça isso por cinco minutos e ofereça uma guloseima cada vez que seu cão deixar você acariciar suas gengivas ou tocar um dente. Repita este passo uma ou duas vezes por dia durante três a cinco dias. Depois que o cão aceitar o manuseio de sua boca, passe para a próxima etapa.

3. Dê sabor ao brinquedo

Espalhe pasta de dente para cachorro em um brinquedo que não seja de tecido e deixe seu animal de estimação lamber. Muitos cães apreciam o deleite em forma de pasta. Além de ser saborosa, a pasta possui ingredientes que ajudam a limpar os dentes mesmo sem escovar, então esse é um ótimo primeiro passo.

4. Abra a boca

Se o seu cão quiser levar o brinquedo à boca, deixe-o. Mas use sua mão para manter a boca fechada ao redor do brinquedo. Dessa forma, o brinquedo com sabor que ele segura e desfruta também abre suas mandíbulas o suficiente para que o brinquedo limpe seus dentes.

Passe cerca de cinco minutos brincando, tirando o brinquedo de seu cão para adicionar pasta e, em seguida, deixando-o segurar o brinquedo enquanto você segura o focinho. Repita este passo uma ou duas vezes por dia durante vários dias seguidos.

Não deixe seu cão roubar o brinquedo no dia a dia. Reserve este brinquedo especial para a limpeza dos dentes para que seu pet receba apenas a pasta gostosa e outras guloseimas para esse fim. Quando ele ficar tranquilo com a visão da toalha, do brinquedo e da pasta, passe para o próximo passo.

5. Prepare o aplicador

Se você estiver usando uma escova de dente, gaze ou um pano, você deve espalhar pasta de dente para cães no material de escovação. Você não precisará de muita pasta, então adicione o suficiente para cobrir a ponta do dedo.

6. Limpe os dentes de um lado

Com uma mão em volta do focinho do seu cão enquanto ele segura o brinquedo revestido de pasta de dente, use o aplicador coberto de pasta de dente para limpar a parte externa dos dentes em um lado da boca.

Limpe o maxilar superior primeiro e, se o seu cão ainda estiver tranquilo com a situação, termine com os dentes inferiores do mesmo lado. Você não precisa esfregar com força, basta espalhar a pasta de um lado para o outro.

Solte o focinho e retire o brinquedo. O cachorro lamberá os lábios e saboreará a pasta que você deixou nos dentes. Termine a limpeza e volte no outro dia, lembrando de oferecer algumas guloseimas para que ele associe a tarefa com algo positivo.

7. Limpe os dentes do outro lado

No dia seguinte, repita o passo anterior. Desta vez, você limpará os dentes do outro lado da boca do seu cão. Lembre-se, não há necessidade de limpar o interior dos dentes, pois a língua do cão mantém essas superfícies limpas. Basta limpar a parte externa dos dentes.

Sempre pare antes que seu cão peça para você parar para não deixá-lo estressado. Ao final, elogie e dê mais algumas guloseimas.

8. Limpe todos os dentes

Após dois ou três dias de limpeza de dentes unilaterais, seu cão deve entender o processo. Felizmente, também aguarda com expectativa essa rotina de limpeza dos dentes.

Agora é hora de mudar para limpar todos os dentes de uma só vez. Isso não deve levar mais de cinco minutos, incluindo o tempo de preparação. Se possível, escove diariamente para dentes limpos e saudáveis.

9. Enxágue bucal na água

Entre as escovações, você pode adicionar um pouco de enxágue bucal à água do seu cão. Isso manterá sua boca limpa e ajudará a melhorar sua higiene dental geral, além de suavizar seu hálito, deixando-o mais fresco.



  • Back to top