Especialistas explicam por que alguns gatos gostam de dormir na cabeça dos donos - Pet é pop

Especialistas explicam por que alguns gatos gostam de dormir na cabeça dos donos

Especialistas explicam por que alguns gatos gostam de dormir na cabeça dos donos
Especialistas explicam por que alguns gatos gostam de dormir na cabeça dos donos
Especialistas explicam por que alguns gatos gostam de dormir na cabeça dos donos (Foto: Alexander Possingham/Unsplash)

Os gatos passam a maior parte do tempo dormindo, mas um comportamento curioso dos felinos deixam os donos intrigados: por que alguns deles gostam de dormir na cabeça de seus donos?

Veja também:

+ Doença terrível provocada por um coronavírus leva gatos à morte
+ Os gatos detestam mesmo água? Veja o que a ciência tem a dizer
+ Fotos: veja gatos em uma série de situações bizarras, divertidas ou curiosas

Veja quais são os possíveis motivos para isso, de acordo com especialistas em comportamento felino:

1. Gatos amam calor

De acordo com a enfermeira veterinária Lucie Wilkins, os humanos perdem a maior parte do calor através das cabeças. “Sem dúvida, nossos amigos peludos vão sentir isso e procurar o lugar mais quente na cama”, explicou ela ao site Romper.

Sua cabeça funciona como uma almofada de aquecimento pessoal. Buscar calor é uma das razões pelas quais os gatos também tendem a dormir em espaços pequenos de vez em quando. E as chances de que sua cabeça seja ainda mais confortável do que a caixa de papelão favorita são grandes.

2. Você é cheiroso

Segundo a Dra. Mikel Delgado, especialista em comportamento dos gatos, alguns gatos gostam de dormir na cabeça do dono por causa do calor e dos cheiros naturais do nosso cabelo, o que pode ser reconfortante para o seu gato.

Ou seja, é uma maneira de obter uma superdose do seu perfume. “Sua cabeça, cabelo e travesseiro são uma fonte concentrada desse cheiro reconfortante e alguns gatos podem gostar disso”, disse a Dra. Georgina Ushi Phillips ao site Romper. Para simplificar, se ele faz isso, é um sinal de que seu gato gosta de você.

3. O gato se sente seguro

Em muitos casos, o travesseiro é simplesmente um lugar seguro para o gato descansar. “A maioria das pessoas vira, vira e até se debate durante o sono, mas suas cabeças não se movem tanto quanto seus braços e pernas. Muitos gatos descobrirão rapidamente que o melhor lugar para dormir sem serem incomodados é a sua cabeça”, disse a Dra. Phillips.

4. O gato gosta do seu travesseiro

Por fim, a resposta pode não ser tão misteriosa, como as especialistas explicam: é possível que seu gato simplesmente goste do travesseiro. Em qualquer caso, aprecie o gato que dorme na sua cabeça, mesmo que isso o deixe com um pouco menos de espaço de travesseiro a cada noite.

  • Back to top