Especialistas dizem se é bom ou não exercitar cães em esteiras - Pet é pop

Especialistas dizem se é bom ou não exercitar cães em esteiras

Especialistas dizem se é bom ou não exercitar cães em esteiras
Especialistas dizem se é bom ou não exercitar cães em esteiras
Especialistas dizem se é bom ou não exercitar cães em esteiras (Foto: Ryan De Hamer/Unsplash)

Se você já circulou pelo TikTok, deve ter visto um vídeo de um cachorro confiante andando em uma esteira. Mas será que é realmente seguro passear com seu cachorro em uma esteira?

Veja também:

+ 4 dicas para ajudar o seu pet a perder peso e dar adeus à obesidade
+ Gatos sentem ciúme? Especialistas respondem
+ Com a ajuda do noivo, Britney Spears ensina seu cão a ‘dirigir’

De acordo com Stephanie Liff, veterinária da Lemonade, “embora o conceito tenha ganhado popularidade, treinar um animal de estimação para usar uma esteira existe há anos”, disse ela ao site Inverse.

Veja se é realmente seguro treinar seu animal de estimação em uma esteira:

Posso exercitar meu animal de estimação em uma esteira?

Os especialistas concordaram que geralmente não há mal algum em passear com um animal de estimação saudável em uma esteira, e alguns cães podem até se beneficiar disso. No entanto, você deve sempre consultar um veterinário antes de iniciar qualquer novo regime de exercícios para seu filhote.

“Alguns donos definitivamente exercitam seus animais de estimação em esteiras, tanto gatos quanto cães”, disse Kelly Hicks, veterinária residente em oncologia da Oregon State University, à Inverse.

Chryle Bonk, veterinária da PetKeen, concordou. “É um ótimo exercício para um cão, especialmente quando ele não pode sair por qualquer motivo”, acrescentou ela.

De acordo com Liff, os veterinários usam esteiras para fins de reabilitação há muito tempo. Muitas clínicas de hidroterapia usam esteiras subaquáticas para ajudar os cães a se recuperar de lesões ou recuperar a mobilidade após lesões na medula espinhal ou ortopédicas.

“Atualmente, as esteiras são usadas em programas de reabilitação de cães e gatos para se recuperar de lesões, cirurgias ou promover a perda de peso”, disse Sean Jones, veterinário da Chewy, à Inverse.

Mas se você optar por exercitar seu animal de estimação usando uma esteira, fique de olho nele o tempo todo. É muito possível que as unhas dos pés ou os pelos fiquem presos na máquina. “A grande coisa para a segurança de um cão que usa uma esteira é que eles precisam ser supervisionados”, alertou Bonk.

Quando devo exercitar meu cachorro na esteira?

Se seu objetivo é ajudar seu animal de estimação a perder peso, Hicks disse que é mais sobre a duração e a intensidade do exercício do que usar ou não uma esteira.

Mikkel Becker, conselheira de comportamento canino e treinadora de animais da Fear Free, disse ao Inverse que pode não ser uma boa ideia passear com os filhotes em uma esteira, pois seus ossos ainda estão crescendo.

“Mas para cães adultos saudáveis, esta é uma ótima maneira de colocá-los alguns quilômetros em pé em um ambiente com temperatura controlada”, acrescentou ela.

Ainda segundo Becker, algumas raças como buldogues ou pugs, podem preferir andar em uma esteira em ambientes fechados, pois tendem a superaquecer facilmente ao ar livre. Também é bom que os cães idosos usem esteiras, desde que seu veterinário aprove a ideia, pois a artrite pode inflamar as articulações e os cães precisam tomar a medicação certa para fazer exercícios.

“O equívoco é que esses cães não devem se mover muito, mas muitas vezes, esses exercícios de sustentação de peso podem ser bons para as articulações e ajudar a remover essa dor”, explicou Becker.



  • Back to top