Especialistas ajudam a entender o que o seu cão quer dizer quando não tira os olhos de você - Pet é pop

Especialistas ajudam a entender o que o seu cão quer dizer quando não tira os olhos de você

Especialistas ajudam a entender o que o seu cão quer dizer quando não tira os olhos de você
Especialistas ajudam a entender o que o seu cão quer dizer quando não tira os olhos de você
Especialistas ajudam a entender o que o seu cão quer dizer quando não tira os olhos de você (Foto: Andrew Leu/Unsplash)

Os cães passam muito tempo encarando seus humanos e isso pode trazer alguns questionamentos sobre os motivos por trás desses olhares intensos.

Veja também:

+ Por que os gatos arqueiam as costas quando se encontram com um cão
+ Vídeo hilário: cão urra de felicidade ao saber que está indo para a casa dos avós
+ Vídeo: Cão esperto e guloso aprende como ter acesso aos petiscos

De acordo com o comportamentalista e treinador canino Adem Fehmi, da Barking Heads, pode haver uma série de razões pelas quais seu animal de estimação se recusa a tirar os olhos de você. “Os cães podem olhar por vários motivos, desde querer algo como comida, carinho ou até mesmo para passear ou brincar”, disse ele ao The Mirror.

Adem divide o olhar de um cão em duas categorias principais: o olhar de saudade e o olhar de advertência, com um indicando que seu animal de estimação quer algo e o outro sinalizando que eles precisam ser deixados em paz. Saiba mais abaixo:

1. Olhar de saudade

Este é o olhar que você recebe quando está comendo uma refeição deliciosa e seu animal de estimação realmente quer uma mordida, ou quando está super ansioso para passear.

“Neste cenário, eles geralmente estão fisicamente próximos do humano de quem estão instigando afeto, comida ou brincadeira e têm um tipo de olhar de ‘saudade’ e um olhar familiar para seus principais cuidadores”, explicou Adem.

“Sua cauda também pode estar abanando e alguns podem se comunicar vocalmente também”, acrescentou o especialista.

2. Olhar de advertência

“Os cães também podem olhar como uma forma de avisar que você não deve se aproximar deles ou como uma maneira de comunicar que estão ansiosos ou com medo – nesse caso, seria melhor não se aproximar deles”, explicou Adem.

“Nesses contextos, o olhar pode estar diretamente voltado para a frente ou às vezes o olhar pode vir de um ângulo lateral”, disse ele. “Muitas vezes pode ser acompanhado por uma linguagem corporal mais tensa e o branco dos olhos pode ser visível, muitas vezes referido como ‘olho de baleia’.”

Adem enfatizou que é importante para qualquer pessoa que interage com um cão ler sua linguagem corporal antes de avançar e tentar tocá-lo, especialmente se o cão for desconhecido para a pessoa ou talvez tenha mostrado sinais de alerta antes de não querer ser abordado ou tocado.

“Embora muitos olhares possam ser instigantes de afeto, um olhar no contexto errado que não é atendido pode se transformar tristemente em uma resposta mais agressiva”, concluiu o treinador de cães.



  • Back to top