Especialista ensina como melhorar a comunicação entre você e seu gato - Pet é pop

Especialista ensina como melhorar a comunicação entre você e seu gato

Especialista ensina como melhorar a comunicação entre você e seu gato
Especialista ensina como melhorar a comunicação entre você e seu gato
Especialista ensina como melhorar a comunicação entre você e seu gato (Foto: Humberto Arellano/Unsplash)

Está tentando melhorar a comunicação entre você e seu gato? Confira algumas dicas de um especialista em comportamento felino para conversar com seu melhor amigo.

Veja também:

+ 7 mitos e preconceitos a respeito dos gatos
+ Por que gatos abanam os rabos? E o que eles estão tentando dizer quando fazem isso
+ Como os gatos ‘conversam’ entre si e as mensagens que mandam para humanos

Segundo Doron Wolffberg, fundador do site AllAboutCats.com, ser capaz de se comunicar com seu amigo peludo é extremamente importante. “Não apenas para tornar a vida mais fácil, mas para ajudá-lo a saber se algo está errado com eles ou se estão infelizes, e os sinais comuns a serem observados”, explicou ele ao Metro.co.uk.

“A melhor maneira de se comunicar com eles é saber o que significam seus diferentes sons e gestos, a única maneira de fazer isso é através da observação cuidadosa, ou seja, no início do relacionamento, anotando mentalmente as ações ou situações que acompanham esses sons e gestos”, sugeriu Doron.

“Isso permitirá que você entenda seus desejos e necessidades e comece a responder no tom de voz apropriado. É importante que você seja consistente com seu tom de voz e ações, pois seu gato vai começar a associar o tom e palavras específicas com o que você quer que eles façam”, acrescentou.

Confira algumas dicas de como se comunicar melhor com seu gato:

1. Estreite seus olhos para eles

“É a maneira número um de se conectar com seus gatos”, disse Doron, porque você está estreitando os olhos como eles fazem. “Se você estreitar e olhar nos olhos do seu gato, isso pode ajudar a construir um vínculo com eles e ajudá-lo a entender seus sentimentos.”

2. Ouça

“Se você observar os movimentos que seu gato faz além dos diferentes sons, muitas vezes você pode distinguir o que os diferentes miados significam”, explicou o especialista.

“Um miado curto costuma ser uma saudação comum, ao passo que múltiplos significam que o gato está muito animado, ou um miado longo e baixo pode significar descontentamento com alguma coisa.”

Com o tempo, você deve ser capaz de detectar padrões comuns no comportamento do seu gato.

3. Observe

A linguagem corporal  dos gatos nos diz muito, então dê uma olhada nos movimentos do seu gato. “Olhando para a linguagem corporal do seu gato, você pode acompanhar certos gestos com comportamentos e sentimentos”, disse Doron.

“Por exemplo, ter o rabo para cima com uma curva no final muitas vezes significa que eles estão felizes, enquanto se estiver se contorcendo, pode significar que eles estão muito animados”, acrescentou. “Veja os comportamentos comuns que seu gato tem perto de você, pois essa é uma parte fundamental da comunicação deles com você.”

Ele também explica que, se um gato se esfregar em você, é provável que esteja marcando seu território e tornando-o sua propriedade.

4. Fale de volta

“Respondendo com o tom apropriado e usando gestos depois de notar esses comportamentos, você pode criar uma linha de comunicação eficaz”, enfatizou ele. “Quanto mais você se comunicar com seu gato, mais ele entenderá você e o que os diferentes tons de voz e ações representam.”

  • Back to top