Especialista em comportamento felino dá 5 dicas de bons modos para o seu gato - Pet é pop

Especialista em comportamento felino dá 5 dicas de bons modos para o seu gato

Especialista em comportamento felino dá 5 dicas de bons modos para o seu gato
Especialista em comportamento felino dá 5 dicas de bons modos para o seu gato
Especialista em comportamento felino dá 5 dicas de bons modos para o seu gato (Foto: Rotiv Artic/Unsplash)

Os gatos são os companheiros perfeitos, mas se não forem mantidos na linha, podem começar a assumir o controle rapidamente.

Veja também:

+ Tudo o que você deve saber antes de comprar um filhote, segundo especialista em comportamento canino
+ Saiba como proteger e divertir o seu pet nos dias quentes de verão
+ Ciência explica por que seu gato vai ser sempre um bebê para você

Os felinos atrevidos podem facilmente sair do controle e tornar as coisas muito difíceis para seus donos se não tiverem um treinamento comportamental adequado.

Se você quiser impedir que seu gato se comporte mal, veja as dicas que um especialista em comportamento felino compartilhou com o Reddit:

1. Olhar sério

O primeiro conselho oferecido pelo especialista em gatos é discipliná-lo com um olhar severo. “Esta é uma grande dica para quase todas as lutas de domínio. Se o seu gato está fazendo algo que não precisa ser parado fisicamente (como derrubar vasos), uma das melhores respostas é encará-los”, disse ele.

“Alargue os olhos. Contraia os músculos. Não pisque. Eles vão entender a mensagem. Não é uma reprimenda, mas sim uma rejeição”, acrescentou o especialista.

2. Não bata no seu gato

Um dos principais conselhos que o especialista em gatinhos deu foi que você nunca deve bater no seu gato. “Por favor, não bata no seu gato, em lugar nenhum. Um golpe suave (é mais como um tapinha – NÃO bata em seu nariz) é o suficiente. Apertar é bom também. Às vezes eu agarro o rabo e aperto suavemente como uma reprimenda.”

Ele elaborou sobre como você pode se tornar claro para o seu felino sem recorrer a rebatidas. “Se o seu gato está fazendo algo ruim, as respostas físicas são boas, assim como o brilho”, explicou.

“Quando meus gatos batem em algo com as patas, ou quando costumavam tentar me arranhar, eu agarro suas patas e aperto suavemente, enquanto olho para eles e digo NÃO com uma voz raivosa, ou rosnando para eles”, disse o especialista.

“Se eles estão fazendo algo MUITO ruim, eu os agarro com uma mão e, com a outra, uso UM DEDO para golpear seu nariz”, acrescentou.  “Se você observar mães gatas com seus filhotes, um golpe no nariz é o que eles recebem por mau comportamento. É extremamente desagradável sem causar danos físicos e é impossível de ignorar.”

3. Fale com eles em um ‘idioma diferente’

Se você descobrir que seu gato tenta “responder” a você e não sabe quando você está se dirigindo a ele ou ao telefone, há uma solução fácil. “Imagine que você está em um país estrangeiro e a pessoa com quem está hospedado não fala inglês. É provável que você às vezes não saiba se estão falando com você ou não.”

“Agora, diga que mesmo que você ainda não consiga entendê-los, eles falam muito devagar e exageram quando falam com você. Você imediatamente reconhece que, quando fala rápido, eles não estão falando com você”, explicou.

“É por isso que sou um grande fã de conversa de bebê. Meus gatos sabem exatamente quando estou falando com eles, porque eu uso a voz apenas para eles. Eu posso estar falando com o meu gato, e ele mia e mia e corre e balança sua história, então eu atendo o telefone e ele se acalma”, acrescentou.  “Porque eu nunca falo com ele na minha voz real, então ele entende que não é a sua ‘língua’.”

4. Use uma laranja para mantê-los longe

O especialista explicou que os gatos não gostam de cheiros cítricos. Portanto, se houver algo que você não quer que o seu gato se aproxime, você pode borrifar com um perfume de laranja.

“Você pode tentar um limpador/spray de tecido com aroma forte de laranja. Laranja ou frutas cítricas. Os gatos não gostam disso.”

5. Se o seu gato morder, imobilize-o

Se você luta para impedir que seu gatinho use seus dentinhos, experimente a dica final. O profissional disse que você pode conter fisicamente seu gato para mandá-lo parar. “Se ele fez algo de ruim e feriu alguém, a primeira coisa que você deve fazer é imobilizá-lo.”

“Cruzar as pernas e colocá-lo nelas é um bom começo, então segure firmemente suas pernas e patas. Use os braços para segurá-lo ainda mais no lugar, mas certifique-se de que pode ver seu rosto. Olhe para ele, sem quebrar o contato visual. Mantenha os músculos tensos e rosne ou diga ‘NÃO’ dependendo se as pessoas já estiveram ali”, disse o especialista.

“É importante fazer isso IMEDIATAMENTE depois que ele morde. Faça isso e depois solte-o completamente. Precisa ser uma resposta rápida e imediata. Mas, se ele morder e fugir, não se preocupe”, acrescentou ele.



  • Back to top