Entenda por que seu gato ‘presenteia’ você com animais mortos - Pet é pop

Entenda por que seu gato ‘presenteia’ você com animais mortos

Entenda por que seu gato ‘presenteia’ você com animais mortos
Entenda por que seu gato ‘presenteia’ você com animais mortos
Entenda por que seu gato ‘presenteia’ você com animais mortos (Foto: Rihaji/Pixabay)

Muitos donos de gatos já avistaram a cena assustadora de encontrar um animal morto em seu tapete, após ser presenteado pelo gato de estimação.

Veja também:

+ Donos contratam cuidadores por aplicativo e encontram seus cães mortos
+ Saiba como controlar o instinto assassino do seu gato
+ Conheça os gatos aventureiros mais famosos nas redes sociais

Mas muitos ficam coçando a cabeça para saber o porquê. De acordo com a comportamentalista de gatos, Anita Kelsey, tudo se resume ao instinto de sobrevivência. Os gatos nascem caçadores, então não é surpresa que eles tragam animais mortos, ou às vezes ainda vivos, aos seus donos.

Na natureza, as mães gatas ensinam seus filhotes a sobreviver, o que, é claro, inclui encontrar comida e comê-la. E é o mesmo para os gatos domesticados também.

No entanto, muitos felinos modernos não têm descendentes para os quais passar seus conhecimentos de caça, então, em vez disso, eles olham para seus donos. “Os gatos são caçadores naturais e a predação faz parte de sua constituição”, disse Anita ao site The Sun.

“Os gatos trazem para casa animais que eles caçaram e mataram, pois o lar é a principal área segura para os gatos – então faz sentido trazer a presa para uma área em que eles se sintam confortáveis ​​e seguros”, explicou a especialista.

O que significa quando seu gato traz presas para você?

Se o dono de um gato toma o lugar de sua família de gatinhos, um animal morto é um símbolo de como ele cuida de você. O gato está tentando lhe ensinar como sobreviver por conta própria, apresentando sua presa como faria para seus filhotes. “Os gatos podem trazer para casa a presa para nós como parte da família felina”, justificou.

Como impedir que gatos tragam animais mortos

A necessidade dos gatos caçarem está embutida neles, mas há algumas coisas que você pode fazer para diminuir o fluxo de animais mortos que chegam à sua porta.

  • Coloque um sino na coleira do seu gato – o barulho alertará uma presa em potencial para fazer um movimento quando o gato se aproxima.
  • Coloque os comedouros para pássaros no alto do jardim – isso tornará mais difícil seu alcance para o gato.
  • Mantenha o seu gato dentro de casa à noite e de manhã cedo – este é o momento em que as criaturas que os gatos caçam estão do lado de fora e mais vulneráveis.
  • Canse o seu gato – se você passar o tempo brincando com seu gato, usando brinquedos como ratos de pelúcia que imitam a morte, eles podem ficar cansados ​​demais para sair e fazer isso de verdade.
  • Back to top