Entenda por que seu gato fica um tempão olhando pra você sem piscar - Pet é pop

Entenda por que seu gato fica um tempão olhando pra você sem piscar

Entenda por que seu gato fica um tempão olhando pra você sem piscar
Entenda por que seu gato fica um tempão olhando pra você sem piscar
Entenda por que seu gato fica um tempão olhando pra você sem piscar (Foto: Isabela Ferreira/Unsplash)

Por que seu gato fica olhando para seu dono sem piscar? O que esse comportamento significa? Especialistas veterinários explicam as razões por trás desse intenso contato visual do seu gato.

Veja também:

+ Conheça Manny, o gato que é o rei da selfie na internet
+ Saiba por que há 9 emojis de gato no WhatsApp e o que eles significam
+ Seu gato gosta de lamber e morder seu nariz? A ciência explica por quê

1. O gato quer sua atenção

De acordo com a Dra. Mikel Delgado, especialista em comportamento de gatos da Rover, seu gato pode estar te encarando porque está entediado ou porque está acostumado a fazer contato visual antes que coisas boas acontecem, como conseguir petiscos.

Para obter uma leitura melhor, preste atenção no que o seu gato está fazendo além de olhar fixamente. “Se você começar a andar, eles podem assumir a liderança e mostrar a você uma tigela de comida vazia ou a porta para que ela possa sair, por exemplo”, disse Lucie Wilkins, enfermeira veterinária registrada e blogueira de gatos da Kitty Cat Tree, ao site Romper. Às vezes, olhar é apenas parte da tentativa geral do gato de se comunicar com você.

2. O gato está curioso ou surpreso

Pode ser que se eles estão olhando para você sem piscar, eles provavelmente estão muito interessados ​​ou surpresos com um som que você está fazendo ou algo que você está fazendo, de acordo com a Dra. Georgina Ushi Phillips , DVM da Better With Cats.

E como qualquer pessoa que já viveu com um felino sabe, os gatos podem se surpreender com quase tudo, desde o som da porta de um armário se fechando até a máquina de lavar louça sendo ligada. “Às vezes, um ruído ou movimento desconhecido pode assustar seu gato e ele pode ficar com medo ou curioso para saber o que vai acontecer a seguir”, acrescentou Wilkins.

“O olhar arregalado pode ser devido à curiosidade e não querer perder nada, ou medo e concentração para o próximo movimento”, disse. O olhar arregalado do seu gato pode simplesmente significar que algum som ou movimento o pegou de surpresa.

3. O gato se sente ameaçado

Tente evitar um olhar fixo para baixo com o seu gato. “Um gato que está olhando sem piscar pode significar que ele está tentando dominar. Eu recomendaria nunca olhar nos olhos de um gato, pois isso pode resultar em um confronto hostil”, aconselhou Wilkins. Na verdade, alguns gatos consideram o olhar fixo ameaçador, como explica a Dra. Delgado.

Em vez disso, desvie o olhar ou tente piscar lentamente para ajudar seu gato a se sentir calmo e seguro. “Para quebrar o olhar do seu gato, feche lentamente os olhos (o que chamamos de ‘piscar lento’), o que é um gesto relaxante”, explicou a Dra. Delgado. “Seu gato pode até ‘piscar devagar’ para você.”

Geralmente, esse é um sinal muito positivo. “Um olhar suave piscando parcialmente é um sinal de relaxamento e conforto em gatos”, disse a Dra. Philips.

  • Back to top