Entenda por que seu cão gosta de rolar na sujeira e saiba como detê-lo - Pet é pop

Entenda por que seu cão gosta de rolar na sujeira e saiba como detê-lo

Entenda por que seu cão gosta de rolar na sujeira e saiba como detê-lo
Entenda por que seu cão gosta de rolar na sujeira e saiba como detê-lo
Entenda por que seu cão gosta de rolar na sujeira e saiba como detê-lo (Foto: Debora Cardenas/Unsplash)

Seu cão tem mania de rolar em sujeira? Saiba o que os especialistas sabem sobre essa mania e como fazê-lo parar!

Veja também:

+ Como preparar o seu gato para o ritual de banho e tosa
+ 5 coisas que você deve prestar muita atenção em um cão idoso
+ Tudo o que você precisa saber sobre a língua do seu gato

Por que meu cachorro rola em sujeira?

Nossos cães fazem parte de uma longa linha evolutiva de animais selvagens que usavam cocô e outros cheiros ruins para ajudar a afastar predadores. Quanto mais sujos eles estavam, mais estranhos e menos atraentes eles se tornavam.

Um estudo bem conhecido na literatura relativamente escassa sobre cães e cocô foi escrito em 1986, descobrindo que os lobos, em particular, preferiam se cobrir com cheiros ruins de outros carnívoros como pumas e ursos negros, do que o cocô de herbívoros como ovelhas.

O ímpeto por trás dessa peculiaridade comportamental, muitos pesquisadores presumiram, é o desejo de evitar se tornar uma presa, em vez de ajudá-lo em sua própria caça à presa.

“Aqui em Wolf Park, os lobos estão dispostos a sentir o cheiro de canídeos alienígenas e gatos domésticos. Isso levanta uma forte possibilidade de que os lobos selvagens também possam sentir o cheiro do predador. Este não seria um disfarce de caça útil”, disse Pat Goodmann, pesquisador do Wolf Park em Indiana, disse à BBC em 2017.

Outros supõem que o comportamento é uma ferramenta de comunicação, usada para trazer informações de volta para a matilha sobre predadores em potencial à espreita em algum lugar próximo, ou talvez uma carcaça morta que seja boa para comer.

Ainda assim, a teoria da camuflagem ganhou bastante apoio. Como observou a BBC, o pesquisador da Universidade de Wisconsin, Max Allen, deduziu em 2016 que certas raposas em Santa Cruz, Califórnia, estavam se esfregando na urina de leão da montanha para evitar ataques de coiotes.

“As raposas não podem realmente revidar, então estão explorando o cheiro do puma para obter alguma forma de proteção. Cheirar a puma pode dar-lhes tempo para fugir”, disse ele à publicação. O comportamento de alguns dos primos evolucionários do seu cão pode explicar por que o cocô, ou qualquer outra substância vil, acaba em sua pele.

Como fazer seu cachorro parar de rolar no cocô

A maneira mais segura de diminuir a chance de um contato com a sujeira é desenvolver uma compreensão realmente boa da recordação com seu cão. Ou seja, treinar seu cão para vir imediatamente quando for mandado, é uma das maneiras mais fáceis de fazer isso, mas trazer brinquedos que possam distrair seu cão de correr para o desconhecido, mantê-lo na coleira ou ambos são adicionais estratégias que podem ajudar.

  • Back to top