Entenda por que os gatos detestam tanto tomar banho - Pet é pop

Entenda por que os gatos detestam tanto tomar banho

Entenda por que os gatos detestam tanto tomar banho
Entenda por que os gatos detestam tanto tomar banho
Entenda por que os gatos detestam tanto tomar banho (Foto: Pixabay)

Os gatos são animais de estimação incríveis. No entanto, humanos se perguntam: como animais tão higiênicos, por que eles odeiam tanto tomar banho?

Veja também:

+ Vídeo: gato autolimpante sobe na pia, abre a torneira e toma banho sozinho
+ Casal compra casa e, ao chegar com a mudança, encontra mais de 16 gatos
+ Vídeo: Síndrome rara distorce o rosto e envelhece gatinho

No geral, gatos não gostam de água. Enquanto os felinos selvagens, como tigres e leões da montanha, podem nadar ocasionalmente, os gatos domésticos preferem evitar a banheira a todo custo.

De acordo com especialistas, os gatos preferem ficar secos porque, para simplificar, ficar molhado não é bom para eles. O desconforto tende a ser um comportamento aprendido, e a exposição precoce pode acostumar o gato com a sensação desde o início.

Uma das razões pelas quais os gatos tendem a evitar a água é sua tendência meticulosa de se limpar. Os felinos se limpam constantemente com grande atenção aos detalhes, tornando o banho um hábito desnecessário.

A textura de seu pelo funciona muito melhor com este método de limpeza a seco, pois o peso pesado do pelo molhado pode causar extremo desconforto para um gato. Isso ocorre porque o hábito de autolimpeza leva à falta de óleos, fazendo com que a água penetre profundamente na pelagem do gato e exija um tempo de secagem mais longo, de acordo com o site HowStuffWorks.

Na maioria das vezes, você não deve achar necessário dar banho no seu gato. Gatos são imprevisíveis, no entanto, e se você precisar dar banho em seu gato depois que ele brincar na lama, há etapas que você pode seguir para tornar a experiência menos angustiante. Confira algumas dicas aqui!

Ser extremamente gentil e usar um copo ou balde para enxaguar o seu gato é a melhor opção, e eles podem ficar mais calmos se você der uma toalha ou algo para ele segurar com as patas. Durante o processo, certifique-se de dar ao seu gato muitas guloseimas extras para que ele associe o banho a algo positivo.



  • Back to top